Dr.ª Maria João Vieira, Farmacêutica e Mãe

Estivemos à conversa com a Dr.ª Maria João Vieira, Diretora Técnica da Farmácia Sacoor de Santo Amaro.
 

Por que decidiu ser Farmacêutica? O que é que a motiva diariamente?

Desde pequena que, sempre que ia à Farmácia com a minha mãe, ficava com curiosidade sobre o que se passava do outro lado do balcão e, na primeira oportunidade, fugia para o outro lado do balcão. Sempre lá ficou esse bichinho. Quando chegou a altura de escolher a profissão que iria seguir, não tive muitas dúvidas. Ciências Farmacêuticas era o meu futuro. 

Ser Farmacêutica é pôr o bem estar do utente acima de tudo, tratar o próximo como se fosse família. Muitas vezes, ser um bom ouvinte é meio caminho andado para ver um sorriso na cara do nosso utente. Ir trabalhar todos os dias e saber que posso ajudar e/ou melhorar o dia a dia de alguém, é o que me traz motivação todos os dias. 
 

Sabemos que foi mãe há alguns meses. A gravidez e os primeiros meses de vida de um bebé podem ser bastante complicados, especialmente para mães e pais de primeira viagem. De que forma a Farmácia os pode apoiar neste processo e quais os principais conselhos que daria, considerando a sua experiência recente?


Fui mãe nos fins de Fevereiro e, para além da mudança que um bebé traz, ainda começámos esta nova vida em plena pandemia. Foi uma altura complicada, por termos que estar isolados de toda a família e amigos.
Para além de todos os desafios associados à chegada de um bebé à família, surgem sempre muitas dúvidas e a Farmácia pode ser, sem dúvida, um ponto de informação de fácil acesso aos utentes que, tal como eu, são pais de primeira viagem (Mas não  só para os de primeira viagem mas também para os de segunda,  terceira,...). As dúvidas são mais que muitas e nós, Farmacêuticos, temos todas as bases para dar segurança nas dúvidas dos recentes pais. O meu principal conselho para os recentes pais é mesmo seguir o coração. Só nós sabemos o melhor para os nossos filhos. 

 
Sabemos ainda que a sua filha está a ser amamentada. Qual é, para si, a importância do aleitamento materno e que conselhos gostaria de deixar às suas utentes que pretendam amamentar os seus bebés?

 O leite materno é o melhor alimento para os nossos filhos. Além de o alimentar, o leite materno tem uma enorme importância na protecção do bebé. O leite materno está cheio de ingredientes vivos, incluindo células estaminais, glóbulos brancos e bactérias benéficas bem como de outros componentes como anticorpos, enzimas e hormonas. Todos estes componentes ajudam a combater infecções e a prevenir doenças, contribuindo para um desenvolvimento saudável normal. A amamentação pode trazer muitos desafios e dúvidas, nem sempre as mães têm o apoio necessário para conseguirem ultrapassá-los, acabando por desistir de o fazer. No início, é comum poder ser doloroso amamentar, e nem sempre temos alguém que nos diga que é normal ou se estamos a fazer alguma coisa mal. Uma das coisas que mais ouvimos quando estamos a amamentar é "o teu leite se calhar é fraco ","devias começar suplemento o quanto antes", "tens leite suficiente para o teu bebé?". E o meu conselho para as mães que ouvem isto todos os dias: não existem leites fracos, nem falta de leite. Nós produzimos tudo o que o bebé precisa para os primeiros 6 meses de vida. Sempre que precisarem que alguém vos diga o contrário, podem ligar para a Farmácia Sacoor, estaremos cá para ajudar quem necessitar. 


Como tem sido, para si, equilibrar a vida familiar e profissional?

Os primeiros dias (ou semanas) foram um desafio, até entrar na rotina e a minha filha se adaptar à creche. 
Os primeiros tempos são uma aventura e nem sempre é fácil conciliar a vida familiar com a profissional, ainda mais numa altura de pandemia. Mas com a ajuda de uma boa rede familiar, colegas de trabalho e compreensão da entidade patronal, tudo se faz.