Eliminar os fungos nas unhas, com muita paciência

O que são onicomicoses?

Onicomicose é o nome dado à infeção das unhas, quer das mãos como dos pés, por um fungo, sendo mais frequente nas unhas dos pés. Apesar de poder surgir em qualquer pessoa, é um problema mais frequente nos idosos ou pessoas com problemas circulatórios, diabetes ou pé de atleta.
Muitas vezes o início da infeção passa desapercebido porque é indolor, não há prurido e a alteração visual da unha é gradual. Com a proliferação fúngica a unha vai ficando descolorada (branca ou amarela), mais quebradiça e “esfarela” ao ser riscada. No caso de infeções mais avançadas, a unha pode mesmo ficar mais espessa e deformada.
Por norma, o diagnóstico de uma onicomicose é feito através da observação direta da aparência unha. Apesar de na maioria das vezes não ser necessário, o diagnóstico pode ser confirmado através do exame microscópico de resíduos das unhas e até pode ser feito o cultivo dessa amostra para determinar o fungo responsável pela infeção.


Como apanhei fungos nas unhas?

Podemos desenvolver onicomicoses pelo contacto com uma pessoa infetada ou através de superfícies em que o fundo esteja presente.
Os fungos desenvolvem-se melhor em ambientes húmidos e quentes. Assim, locais como piscinas e balneários são ambientes em que pode existir grande carga fúngica e ser fácil contrair uma onicomicose.


Devo preocupar-me?

Apesar de serem infeções de tratamento moroso, a maioria das vezes não causam complicações. Pessoas com onicomicose que tenham, concomitantemente, diabetes ou vasculopatia periférica, têm maior risco de evolução para infeções da pele ou tecidos moles nos pés ou nas pernas. Nestes doentes, deve ser feita uma maior monitorização para reconhecer a onicomicose e poder instituir o tratamento tão cedo quanto possível.

homem com fungo na unha descalço a segurar uma meia


Que tratamentos existem?

O tratamento das onicomicoses tem como objetivo limitar o crescimento do fungo para que a nova unha cresça saudável e livre de fungos. Todos os tratamentos existentes são demorados (mínimo de 3 e até 12 meses), uma vez que a aparência da zona da unha afetada pelo fungo não melhora, mas sim o crescimento de unha saudável elimina a unha danificada. Deste modo, é necessária alguma persistência para o sucesso do tratamento.
Os tratamentos orais devem ser reservados a situações mais graves, com avaliação e aconselhamento médico.
Existem tratamentos tópicos em diferentes tipos de formulações, sendo os vernizes os mais utilizados. Aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico sobre os vários tipos de produtos e como utilizar cada um deles.
Além dos tratamentos antifúngicos propriamente ditos, existem várias medidas não farmacológicas que devem ser tomadas para evitar infeção ou reincidência da infeção:

  • As unhas devem permanecer curtas;

  • Evitar aparar as cutículas – o corte das cutículas facilita a instalação da infeção;

  • Manter as unhas, das mãos e dos pés, bem secas após o banho;

  • Usar meias de algodão ou absorventes, que evitem acumulação de humidade nos pés;

  • Utilizar talco antimicótico, nos pés e sapatos;

  • Alternar os sapatos diariamente, para que a concentração de esporos e fungos diminuía ou despareça;

  • Não andar descalço, principalmente em locais públicos;

  • Não partilhar toalhas com outros membros da família e lavá-las regularmente.