Aftas: aliviar o desconforto

As aftas surgem mesmo em bocas saudáveis, mas são bastante incomodativas. As aftas desaparecem por si, até lá é possível aliviar o desconforto.
 

Quais os sintomas?

A sensação de queimadura é o primeiro sinal de que uma afta vai surgir, no local onde a afta irá surgir: na zona interior dos lábios ou das bochechas, ou na língua.
A partir daí, desenvolve-se uma pequena lesão, com uma aparência típica: uma mancha arredondada, rodeada por uma linha vermelha, denunciando a inflamação.
Porque a causa é, muitas vezes, desconhecida, a prevenção não é fácil. Mas é possível ter alguns cuidados com os factores associados ao aparecimento ou agravamento das aftas.

 

Quais os factores de risco?

- Trauma oral, causado pela escovagem excessiva, ou pela mastigação de alimentos duros;
- Ansiedade e stress;
- Certos alimentos como chocolate, café, morangos, queijo, amêndoas, entre outros;
- Mudanças hormonais e ciclo menstrual;
- Deixar de fumar, sobretudo no início;
- Alguns medicamentos, como anti-inflamatórios ou certos anti-hipertensores;
- Alergia ao lauril sulfato de sódio, presente em muitos dentífricos e elixires.
 

Nos bebés...

Nos bebés as aftas são raras.
Podem aparecer os chamados "sapinhos", que não são aftas mas sim uma infecção causada por um fungo, que deixa no interior da boca e na língua pequenas placas esbranquiçadas de aspecto leitoso, que se confundem com restos de leite e que exigem tratamento específico.

 
Como aliviar?

As aftas não são contagiosas, normalmente desaparecem de forma espontânea, ao fim de uma a duas semanas. Todavia, a dor e o desconforto que causam pode justificar tomar medidas para aliviar os sintomas.
- Preferir alimentos de textura macia e fáceis de mastigar;
- Evite os alimentos de "risco";
- Não fale enquanto mastiga e engole;
- Faça gargarejos com elixires próprios, para alívio da dor e desinfecção da boca;
- Use uma escova de dentes macia, para não se magoar;
- Cumpra as visitas de rotina ao dentista.
Se a dor interferir com a mastigação, pode ser necessário recorrer a analgésicos para alívio da dor, em pastilhas, gel ou elixir ou elixires antibacterianos para desinfectar a boca e evitar complicações, mediante aconselhamento pelo seu farmacêutico.