4 hábitos para controlar a pressão arterial

A pressão arterial – ou tensão, como é vulgarmente conhecida – deve ser vigiada e mantida em valores considerados normais para prevenir outros problemas de saúde que sejam provocados ou exacerbados pelo descontrolo da tensão arterial.
 

O que é o normal?

Da medição da pressão arterial resultam dois números:
  • Pressão arterial sistólica – conhecido por “máximo”: que indica a pressão máxima exercida pelo sangue na parede das artérias;
  • Pressão arterial diastólica – conhecida por “mínimo”: que indica a pressão mínima exercida nas artérias, quando o coração está relaxado.
Os valores “normais” podem variar de pessoa para pessoa, embora existam valores limite dessa variação. O valor padrão é 120/80 mmHg  e cada um de nós deve controlar regularmente a sua pressão arterial para conhecer o seu “normal”.
 

Como medir a pressão arterial?

A pressão arterial pode ser medida, com todas as medidas de segurança, na sua farmácia. O farmacêutico ajuda-o a perceber se a sua pressão arterial está ou não controlada e as quais as causas do eventual descontrolo. Além disso pode ainda ensinar-lhe várias estratégias que pode adotar para manter a tensão arterial saudável.
É também possível fazer a medição em casa, para evitar o chamado “efeito bata branca”. Assim consegue obter valores medidos num ambiente mais confortável para si, sem interferência da ansiedade sentida por estar perante um profissional de saúde. Para fazer a medição no conforto da sua casa, deve possuir um aparelho clinicamente viável – que pode ser adquirido na sua farmácia – e adotar a técnica correta de medição, que consta nas instruções do aparelho. Para maior rigor da medição, é importante:
  1. Fazer a medição após um período de repouso de cerca de 15 minutos;
  2. Evitar substâncias que aumentem a pressão arterial, como o café ou o tabaco, pelo menos nos 30 minutos antes da medição;
  3. Não use roupas apertadas, não fale e respire normalmente durante a medição;
  4. Registe os valores obtidos assim como o dia e a hora da medição para que possa, posteriormente, mostrar os resultados ao seu médico ou farmacêutico e pedir aconselhamento.
 

Que hábitos devo adotar para baixar a tensão arterial?

  1. Alimentação equilibrada e com menos sal: evite comer alimentos processados como os enchidos ou enlatados que contém excesso de sal e, quando cozinha, substitua o sal por ervas aromáticas;
  2. Evitar bebidas alcoólicas: o álcool pode, por um lado, aumentar a tensão arterial, e por outro, interferir com a absorção dos medicamentos anti-hipertensores, diminuindo a sua ação;
  3. Faça exercício físico regularmente e controle o peso;
  4. Evite fumar;
 

Um diagnóstico precoce pode salvar vidas

Em Portugal, cerca de dois milhões de pessoas têm hipertensão arterial, embora grande parte não tenha esse problema diagnosticado. A Organização Mundial de Saúde alerta para os valores de pressão arterial elevados se relacionarem com o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.  
Quanto mais precocemente for diagnosticada a hipertensão arterial, mais fácil é repor os valores normais, seja com recurso a medicação ou mesmo através da adoção de um estilo de vida mais saudável!