Será que estou constipado?

Atualmente, fala-se muito mais sobre covid-19 do que de qualquer outra infeção. No entanto, continuam a existir muitos outros vírus em circulação, alguns com sintomas comuns a esta doença. Hoje queremos informá-lo sobre constipações. 

Sente o nariz a pingar ou está “entupido”? Espirra com frequência e tem tosse? Isso pode ser uma
constipação: reconheça os seus sintomas e saiba como aliviá-la.
 

O que é a constipação?
 

A constipação é a infeção vírica mais frequente no ser humano. Na sua origem podem estar mais de duas centenas de vírus, sendo o rinovírus o principal. Este vírus subdivide-se ainda em vários tipos distintos, o que explica a variedade dos sintomas e a inexistência de uma vacina para a constipação.
Trata-se de uma infeção das vias respiratórias superiores, o que significa que afeta, sobretudo, o nariz, a garganta e os ouvidos.
 

Quais os principais sintomas de constipação?


✓ Espirros e nariz a pingar ou congestionado
✓ Garganta irritada ou dificuldade em engolir
✓ Olhos lacrimejantes
✓ Fadiga, dores de cabeça e corporais ligeiras a moderadas
✓ Diminuição do paladar e do olfato
✓ Febre baixa.

Estes sintomas surgem dois a três dias após contágio e podem manter-se por duas semanas, mas a maioria das pessoas recupera em uma semana.
Qualquer pessoa, em qualquer idade, se pode constipar. No adulto isso acontece, em média, duas a quatro vezes por ano. Na criança, uma vez que o sistema imunitário ainda é frágil, a suscetibilidade é maior, o que facilita a transmissão dos vírus. Quando as infeções respiratórias acontecem mais do que seis vezes por ano é necessária uma avaliação médica.
 

Como distinguir uma constipação de gripe?


A gripe surge de forma súbita, com febre elevada, fadiga e dores musculares intensas. Só ao fim de dois a três dias podem surgir os sintomas respiratórios.
 

Como prevenir?


Todas as regras de etiqueta respiratória que todos nós adoptámos para nos proteger da covid-19, podem ajudar a prevenir também a infeção por outros vírus.
Os vírus que causam a constipação entram no organismo pelo nariz ou pela boca, o que pode acontecer simplesmente pela respiração ou após o contacto com mãos e objetos contaminados.
Por isso, a prevenção passa por:
✓ Cobrir o nariz ou a boca quando espirrar ou tossir
✓ Lavar as mãos frequentemente, principalmente depois de espirrar, tossir, assoar-se ou assoar uma criança
✓ Usar lenços de papel, deitando-os fora após cada utilização
✓ Evitar beber pelo mesmo copo, caneca ou garrafa de outra pessoa
✓ Evitar o contacto prolongado com pessoas constipadas; e, se estiver doente, evitar estar perto de pessoas saudáveis.
 
 

Como tratar uma constipação?


Repousar ajuda a restabelecer, mas também é necessário ingerir líquidos em abundância (água, sopas ou sumos de fruta), de modo a prevenir a desidratação. As vaporizações ou atmosferas húmidas, ajudam a fluidificar as secreções, mas não devem conter essências.
Não existem medicamentos específicos para tratar a constipação, mas o alívio dos sintomas consegue-se com: analgésicos e antipiréticos para dor e febre, a que se juntam os anti-inflamatórios (na criança não se deve recorrer a aspirina ou seus derivados); anti-histamínicos para o corrimento nasal e espirros (usados com moderação); descongestionantes (que devem ser utilizados por poucos dias) ou sprays de água do mar para desentupir o nariz; e pastilhas ou rebuçados para a garganta irritada.
Em regra, a constipação é benigna e passageira. Mas pode causar algumas complicações, como pneumonia e otite, em crianças, idosos e doentes respiratórios porque são mais vulneráveis. Se os sintomas não melhorarem com o tempo e tratamento, há que consultar um médico.