Tudo o que precisa de saber sobre exposição solar

Como é constituída a radiação solar?
 

A radiação solar é composta por vários tipos de radiação distintos, entre eles: a luz visível, o calor (Infravermelho), e a radiação ultravioleta (UV). 
Estas radiações interagem de forma distinta com o nosso organismo. As radiações UV podem ter efeitos benéficos, mas também maléficos dependendo do subtipo de radiação que chega até nós, assim como da quantidade. Assim, a radiação UV divide-se em:
UVA: É o tipo de radiação que chega à Terra em maior quantidade e tem uma intensidade constante (a forma como atinge a pele não depende da estação do ano); É a radiação que penetra mais profundamente na pele, provocando o fotoenvelhecimento;
UVB: Apesar de representar uma pequena porção da radiação solar que atinge a Terra, esta aumenta significativamente durante o Verão; Atinge maioritariamente a camada mais superficial da pele e é a radiação responsável pelas queimaduras solares;
UVC: Representa uma percentagem muito pequena da radiação que atinge a Terra, uma vez que, é “retida” na camada de ozono.
 

Quais os benefícios do sol? 

 
O sol tem um papel fundamental no desenvolvimento dos ossos e das células sanguíneas, assim como para o normal funcionamento do nosso sistema imunitário. 
O papel do sol na síntese de vitamina D tem particular importância uma vez que a vitamina D está na base dos mecanismos que levam ao fortalecimento ósseo, ao reforço da função imunitária e à formação das células sanguíneas. 
Além disso, a radiação solar contribui ainda para a nossa sensação de bem-estar físico e mental.
 

Quais os perigos associados ao sol?

 
Apesar dos benefícios, a exposição solar descontrolada pode acarretar prejuízos para a saúde, quando os nossos mecanismos de defesa ficam saturados (por exemplo, a produção de melanina pela pele protege de queimaduras solares até um certo limite que depende do organismo de cada um). 
Os principais perigos do sol manifestam-se ao nível da pele ou dos olhos. A exposição solar excessiva pode levar a manifestações como: 
Queimaduras solares;
Envelhecimento precoce da pele (rugas, secura, perda de elasticidade, …)
Cancro de pele;
Cataratas.

Mulher com queimadura solar e protector em forma de ponto de exclamação

Que cuidados devo ter durante a exposição solar?

 
A exposição solar deve ser acompanhada do uso de protetor solar com proteção contra radiações UVB e UVA, uma vez que, apesar dos efeitos da radiação UVA não serem instantaneamente visíveis, estes são também responsáveis por malefícios na pele.
Para proteção dos olhos, devem também ser utilizados óculos de sol com filtro contra os dois tipos de radiação.
 

Devo expor-me ao sol?

 
A exposição solar é importante para o desenvolvimento saudável do nosso organismo. Porém devemos evitar longos períodos de exposição direta ao sol, pois acarretam perigos. Para assegurar as funções vitais e manter os níveis de vitamina D dentro dos valores considerados saudáveis, é suficiente uma exposição casual das mãos, face e pernas durante 5 a 15 minutos, duas a três vezes por semana.