6 passos para cuidar do seu animal de estimação

Ter um animal em casa como companhia é sempre agradável, mas acarreta várias responsabilidades.
É importante mantê-lo saudável, para zelar pela saúde de toda a família.
 

Higiene é saúde

A higiene do seu animal de estimação é essencial, quer quando está em casa, quer quando vai à rua.
Devemos ter especial cuidado com a pele e o pelo dos nossos amigos de quatro patas. O banho e a escovagem são duas formas de o fazermos.
Os cuidados da pele e do pelo diferem um pouco entre cães e gatos. Os gatos são animais mais limpos, que promovem constantemente a sua própria higiene. Nesta espécie animal, o banho pode ser dado com menor frequência.
 

Hora do banho

O banho deve ser encarado como uma necessidade e nunca como uma rotina. Evite dar banho:
• a animais com menos de dois meses de idade;
• nos dias após a vacinação, de modo a não sobrecarregar o sistema imunitário do animal.
O banho é um momento delicado. Pode ser dado no exterior, nos meses mais quentes, ou na banheira, o ano todo. Neste caso, um tapete antiderrapante pode ser útil.
 

Como dar banho ao seu animal de estimação

1. Procure ter todos os acessórios à mão no início do banho;
2. Use água morna e um champô próprio para a espécie animal e tipo de pelo: os produtos de uso humano são muito agressivos;
3. O jacto de água deve estar o mais próximo possível do pelo. Inicie a lavagem pela parte traseira do corpo do animal e vá subindo para a cabeça. Enxague muito bem, mas em sentido contrário.
4. O focinho deve ser molhado com gestos suaves e um jacto de água fraco;
5. Evite que o champô entre em contacto com a boca e o nariz do animal;
6. Proteja as orelhas com uma pequena bola de algodão, para impedir a entrada de água e evite que o champô vá para os olhos, para não causar irritação.
Truque: Para uma higiene rápida, pode apenas passar o animal por água ou utilizar produtos de aplicação a seco (champôs em spray e espuma ou mousses), disponíveis na sua farmácia.

Dois cães e um gato na banheira para tomar banho
 

Como escovar o seu animal

Escove o seu animal sempre que necessário. Quase todos os cães e gatos, independentemente da raça e tipo de pelo, precisam de ser escovados. A escovagem mantém o pelo limpo e saudável porque remove resíduos e parasitas, permite detetar lesões da pele e favorece a renovação capilar. Assim:
• Utilize acessórios adequados – escovas e pentes para cães e gatos;
• Escove mais vezes nas épocas de muda de pelo (Primavera e Outono);
• As raças de pelo longo devem escovar-se com mais frequência, para evitar que se formem nós ou tufos;
• A tosquia é essencial para alguns animais, particularmente para cães de pelo comprido. É muito importante que se apare com regularidade os pelos à volta dos olhos, de modo a prevenir lesões oculares, e os pelos em torno do ânus, de modo a que não se acumulem fezes nesta zona. Estes procedimentos devem fazer-se de acordo com a raça do animal ou a época, idealmente por um profissional. Consulte o médico veterinário.
 
A sua farmácia é um espaço de saúde, também orientado para o seu animal. Sempre que tiver dúvidas sobre os cuidados mais adequados a ter com o seu cão ou gato – higiene, desparasitação, principais doenças, técnicas e produtos mais adequados ao bem-estar e saúde dos chamados “amigos de quatro patas”, aconselhe-se na sua farmácia.