Como proteger eficazmente os seus filhos do sol?

Para que as crianças desfrutem dos dias de Sol em segurança e com saúde é preciso protegê-las.
 

Pele imatura, mas com memória

 
As crianças são mais sensíveis ao perigo da exposição ao sol que se vão somando ao longo dos anos, com consequências na idade adulta.
São vários os fatores que contribuem para a fragilidade da pele do bebé e criança:
- Menos espessa e compacta, o que facilita a passagem da radiação solar;
- Produz suor insuficiente para arrefecer o corpo;
- Produz pouca gordura, sendo mais sujeita à desidratação.
A pele do bebé e da criança tem assim menos defesas, mas é na infância que se está mais tempo exposto ao sol, por exemplo, as crianças brincam nos parques e nos recreios das escolas, praticam desporto ao ar livre, vão de férias para a praia… Há, pois, que redobrar cuidados.
E há crianças mais vulneráveis que outras: as que têm pele e cabelos muito claros, as que têm vários sinais na pele e as que têm antecedentes familiares de cancro da pele.
 

Sem sombra de risco

 
O ideal seria que bebés e crianças não estivessem expostos diretamente ao sol, mas isso é, no mínimo, difícil. Importa então protegê-los ao máximo. Assim:
- Não exponha ao sol bebés com menos de seis meses;
- Evite a exposição entre as 11h e as 17h, idealmente entre as 10h e as 18h, horas do dia em que a radiação é mais prejudicial;
- Vista as crianças com roupas, embora leves, de malha apertada, opacas (deixam passar menos radiação) e que cubram todo o corpo - já existe vestuário com proteção UV no próprio tecido;
- Coloque chapéu com aba larga que faça sombra sobre olhos, nariz, orelhas e nuca;
- Incentive a usar óculos de sol com proteção UV igual ou superior a 99%;
- Evite o uso de perfumes ou colónias;
- Ofereça líquidos a beber com frequência para prevenir a desidratação;
- Aplique protetor solar no campo, na cidade ou na praia.
Dê o exemplo – as crianças tendem a copiar os adultos.

pai a aplicar protetor solar nas costas da filha na praia
 

Olhos sensíveis

 
Óculos de sol são essenciais. Mas é preciso que ofereçam uma proteção UV no mínimo igual a 99%. Já a cor das lentes é indiferente, pois a proteção resulta de um filtro e não cor. Convém é escolher óculos “à prova de criança”, ou seja, resistentes. E para prevenir recusas deixe-a escolher, há modelos divertidos e coloridos.
E use-os também!
 

Lembre-se que...

 
A sombra não protege a 100%: os raios são refletidos pela areia, água, relva e passam até através dos toldos e chapéus-de-sol.
Com o céu nublado também é precisa proteção: as nuvens deixam passar 60 a 80% da radiação UV.
Uma T-shirt de algodão só protege se estiver seca: molhada, deixa passar até 50% da radiação.
 

Protetor solar, um aliado imprescindível

 
- Escolha um protector específico para crianças com um Factor de Protecção Solar (FPS) igual ou superior a 30, hipoalergénico (sem parabenos e sem perfume), preferencialmente com um filtro mineral (dióxido de titânio ou óxido de zinco), se indicado, que proteja contra os raios UVA e UVB e seja resistente à água;
- Aplique-o generosamente em todo o corpo, pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol;
- Cubra todas as zonas expostas e as não expostas (mesmo por baixo do fato de banho), sem esquecer lábios e orelhas, ombros e pescoço, mãos e pés e as zonas atrás dos joelhos;
- Renove a aplicação de duas em duas horas ou mais frequentemente se a criança transpirar muito e ainda após cada banho.