Dr.ª Mafalda Alves e a Preparação Individualizada de Medicação

Entrevistámos a Dr.ª Mafalda Alves, Farmacêutica responsável pelo serviço de Preparação Individualizada de Medicação (PIM), para saber mais sobre este serviço, que muitas pessoas não conhecem bem.
 

Em que consiste a Preparação Individualizada de Medicação (PIM)?


A PIM consiste num serviço onde se organizam comprimidos, de acordo com a posologia prescrita, num blister fechado, preparado semanalmente na farmácia, sendo descartado após a sua utilização. O blister encontra-se dividido pelos sete dias da semana, em diferentes cores e por quatro tomas diferentes: pequeno-almoço, almoço, jantar e deitar. Na frente do blister, face colorida, está presente no rótulo a identificação do utente, informação relativa à preparação (número e data), nome e contacto da farmácia e qual a medicação não incluída no blister semanal e a respetiva descrição e posologia. No rótulo presente no verso do blister estão descritos os medicamentos incluídos no blister e a respetiva posologia.
Este serviço deverá ser aconselhado sempre que se identifiquem utentes com dificuldades no uso de medicamentos, com limitações físicas, incluindo dificuldades na manipulação dos medicamentos, com dificuldades cognitivas ou com pouca autonomia nas atividades diárias, com um défice visual que comprometa a correta identificação e administração dos medicamentos, polimedicados de forma crónica ou com regimes terapêuticos complexos, cuja terapêutica é da responsabilidade de um cuidador que necessite de auxílio na gestão da medicação, que se ausentem frequentemente por curtos períodos de tempo e necessitem da sua medicação organizada e incluídos em programas específicos como os lares.

blister de preparaçao individualizada de medicaçao com as varias horas e refeiçoes da posologia
 

Qual o procedimento que executa semanalmente?


Semanalmente, é realizada:
- A impressão das listagens dos medicamentos em falta, as quais se encontram separadas por categorias, conforme sejam utentes inseridos em instituições como lares, ou utentes particulares;
- A separação de todos os medicamentos que constam nessas listagens;
- A verificação da existência de receitas e a realização do pedido das mesmas ao Médico ou cuidador responsável;
- A execução do blister de cada utente;
- Uma dupla verificação da medicação preparada;
- Por fim, a entrega correta do blister (na instituição, em casa do utente ou na farmácia).
 

Quais as vantagens da PIM? 


A PIM tem várias vantagens como permitir uma identificação específica da terapêutica do utente, assim como dos seus dados (sendo os mesmos confidenciais por parte da Farmácia), uma diminuição de erros de posologia e de terapêuticas erradas, principalmente em utentes polimedicados e uma rastreabilidade de lotes dos medicamentos. É um serviço que permite a melhoria do uso adequado do medicamento e o controlo de diversas doenças, diminuindo também os erros de medicação mais comuns: esquecimento, administração fora do horário estabelecido e dose inapropriada. Tem por objetivo auxiliar o utente no correto uso do medicamento e promover a adesão à terapêutica. Inclui também a revisão da medicação instituída e uma diminuição de erros nas tomas da medicação.

blister de preparaçao individualizada com os comprimidos divididos por hora e dia
 

Qual o seu papel enquanto responsável pelo serviço de PIM?


O meu papel, enquanto Farmacêutica, é garantir que a medicação tomada pelo utente corresponde à medicação prescrita. É realizado um acompanhamento diário dos utentes em instituições, assim como uma constante comunicação com o Médico (no caso das instituições) ou com o responsável por cada utente (no caso das preparações de pessoas particulares), assim como uma gestão das receitas do utente e o registo e arquivo da terapêutica. Semanalmente é realizada a preparação de cada blister, assim como a posterior confirmação da preparação da medicação.
É de referir que este projeto é considerado bastante desafiante, na medida em que existe uma grande interação entre a Farmácia, a instituição/o utente e o Médico, permitindo uma melhor qualidade de vida aos utentes que adquirem este serviço.
 

Qual tem sido o impacto nos utentes após aderirem a este serviço?


O impacto tem sido bastante positivo, quer nas instituições, quer nos utentes particulares, mostrando-se sempre muito satisfeitos com a organização e preocupação constantes do serviço. Para além de permitir uma melhor qualidade de vida aos utentes, permite também uma melhor organização da terapêutica. É de valorizar toda a dinâmica que este serviço envolve, uma vez que permite uma grande interação entre todos os membros envolvidos, evitando erros na terapêutica e promovendo a melhoria do uso racional do medicamento.