​Idosos e medicamentos: use-os com segurança

Com o passar dos anos e, muitas vezes, o número de medicamentos tomados, é necessário ter mais cuidado para evitar riscos e maximizar o benefício da utilização dos medicamentos.
 

Os efeitos da idade

 
Os avanços científicos permitiram acrescentar anos à vida: vive-se mais e melhor. Ser-se idoso não significa ser-se doente, no entanto o envelhecimento tem associados alguns riscos para a saúde, pelo que, com alguma frequência, o idoso pode ter mais do que uma doença e precisar de tomar vários medicamentos. Ao aumento no consumo de medicamentos pelos idosos, corresponde uma maior probabilidade de aparecimento de efeitos adversos e interacções, que devem ser prevenidos de modo a garantir o uso seguro dos medicamentos.
Na origem deste risco acrescido está também o próprio organismo. Com a idade vai-se alterando, por exemplo, a capacidade de transformar e eliminar os medicamentos. Alguns medicamentos têm efeito durante mais tempo e actuam de forma diferente num idoso do que num adulto jovem.
É, pois, necessário reforçar comportamentos que conduzam a uma utilização correcta, segura e eficaz dos medicamentos.
 

Informar e ser informado

 
Conhecer os medicamentos que toma é o primeiro passo. Assim, será mais provável que os tome correctamente e que esteja em condições de prevenir e identificar eventuais efeitos adversos. Fale com o seu médico e com o seu farmacêutico, faça perguntas sobre os seus medicamentos, como:
- Como se chama o medicamento? Para que serve? Qual o seu efeito?
- Como devo tomá-lo? E quando? Antes, depois ou no intervalo das refeições? Há alimentos que devo evitar?
- Por quanto tempo devo tomá-lo?
- Que cuidados especiais devo ter? Posso beber álcool? E conduzir?
- O que devo fazer caso ocorram efeitos adversos?
 
Se necessário, para conseguir compreender e acompanhar as explicações, peça ao profissional de saúde para falar mais lentamente, com uma linguagem mais simples ou, ainda, que escreva a informação num papel de forma legível e acessível.
Partilhe informação: informe o seu médico e o seu farmacêutico sobre todos os medicamentos que toma, sejam ou não de receita médica, sem esquecer os chamados produtos de saúde: chás, vitaminas e suplementos. Este conhecimento permitirá escolher o medicamento e a dose mais correcta, segura e eficaz.
 

Em nome da segurança

 
Cumprir o tratamento é essencial para que ele seja eficaz. Tome alguns cuidados:
- Mantenha um registo actualizado de todos os medicamentos que toma, incluindo os não sujeitos a receita médica e os produtos de saúde;
- Idealmente, tenha esse registo sempre consigo e leve-o sempre que for ao médico ou à farmácia;
- Respeite as instruções do médico e do farmacêutico sobre a toma dos medicamentos: não salte doses, não mude o horário das tomas, não interrompa o tratamento e não misture medicamentos e álcool;
- Organize os seus medicamentos e ajude a sua memória, colocando lembretes pela casa - na porta do frigorífico, no espelho da casa de banho, na cabeceira da cama... o importante é que crie o seu próprio sistema;
- Se vai de viagem, lembre-se de informar o seu médico ou farmacêutico. Há medicamentos que requerem cuidados adicionais, em função do destino ou meio de transporte.
 
Na Farmácia Sacoor está disponível o serviço de preparação individualizada da medicação, que pode ser muito útil para eliminar a dificuldade de gestão de medicamentos para pessoas que tomam muitos medicamentos, como é o caso dos idosos:
Roda de preparaçao individualizada de medicaçao com os medicamentos para cada dia da semana e refeiçao