Segredos para uma pele saudável, até no Verão

Porque a minha pele parece menos saudável no verão?

Sempre que a pele é exposta a agressões fica mais frágil e com um aspeto menos saudável. No Verão, existem uma série de fatores externos adicionais com um efeito nocivo sobre a pele, como são exemplos a exposição solar prolongada, a água do mar ou o cloro da piscina. Face ao aumento das agressões, devemos ter cuidados extra com a pele nesta altura do ano, por forma a evitar que a pele fique desidratada, seca, áspera, sem brilho e/ou com manchas e até mesmo que perca a elasticidade.
Para manter a pele integra e com elasticidade, é imprescindível manter uma boa hidratação e promover a renovação celular de todos os componentes da pele.
 

Quais os cuidados diários a ter com a pele?

A hidratação é um ponto crucial na rotina diária da pele, assim como a proteção solar, durante todo o ano.
Quando a pele já exibe alguns sinais significativos de agressão, devemos utilizar produtos complementares que satisfaçam as necessidades da nossa pele:
- Esfoliação: ajuda à remoção das células mortas acumuladas, promovendo uma pele mais uniforme; além disso, estimula a renovação natural da pele.
- Despigmentação: a hiper-pigmentação ocorre sobretudo em peles mais claras e nas zonas mais expostas á radiação solar (como mãos, braços, rosto e pescoço), quando a exposição solar é excessiva e sem proteção; os produtos despigmentantes permitem reduzir a produção de melanina (substância que protege a pele dos raios solares e que é responsável por dar cor à pele) e eliminar o excesso da mesma de determinadas zonas da pele, reduzindo as manchas; é necessária alguma persistência no uso destes produtos, uma vez que o efeito não é imediato.

mulher a retirar creme hidratante para a pele de um boião
 

Qual o papel de um suplemento alimentar na pele?

Os sinais de desidratação e/ou envelhecimento podem ser diminuídos com recurso a suplementos alimentares. Estes suplementos são constituídos por substâncias que naturalmente estão incorporadas na estrutura pele, como sejam:

  • Ácido hialurónico: devido à dua capacidade de absorção de água e à sua expressão significativa na pele, ajuda-a na retenção de água e é responsável por lhe conferir volume, preenchimento e hidratação.

  • Colagénio: Naturalmente, o colagénio diminui com a idade, principalmente na menopausa, e tem um papel importante na densidade, estrutura e hidratação da pele;

  • Vitamina C: Estimula a produção natural de colagénio.

  • Magnésio: Contribui para a manutenção da camada de lípidos, que por ser uma barreira impermeável, promove a retenção de água.

  • Ácidos gordos ómega-3 e ómega-6: diminuem as perdas de água uma vez que contribuem para a integridade da camada córnea e da barreira epidérmica à água.

  • Silício: promove também a captação de água, por estabelecer a ligação das moléculas de água com as de ácido hialurónico e proteoglicanos.

Os suplementos não devem ser utilizados como alternativa a uma dieta e estilos de vida saudáveis. No entanto, por diversos motivos, a estrutura natural da pele pode ficar desequilibrada e justificar a necessidade de um suplemento alimentar. Deve aconselhar-se com um profissional de saúde.