Como gerir a Diabetes?

Para manter a diabetes controlada é importante uma alimentação equilibrada, actividade física regular e tomar os medicamentos certos na altura certa, com rigor e como indicado.
 

Quais são os medicamentos indicados para a Diabetes?


O objectivo do tratamento da diabetes é baixar o açúcar no sangue (glicémia) para valores recomendados e, assim, controlar a diabetes. Existem dois tipos principais de medicamentos para a diabetes:
- Os antidiabéticos orais, em comprimidos, são utilizados apenas no tratamento da diabetes tipo 2. Em geral, actuam estimulando a produção de insulina, melhorando a sua acção ou reduzindo a absorção dos açúcares. Existem vários, com diferentes acções, que se tomam isoladamente ou em conjunto;
- A insulina, em injecções, é o único medicamento que trata a diabetes tipo 1. Também pode ser utilizada no tratamento da diabetes tipo 2, caso aconteça algo que agrave a diabetes, como uma operação ou uma doença, em caso de gravidez ou quando os antidiabéticos orais sozinhos não conseguem controlar a glicemia.
 

Que cuidados devo ter com os medicamentos para a Diabetes?


Os medicamentos não curam a diabetes, mas permitem controlá-la e reduzem o risco de complicações. Se parar de os tomar, a diabetes pode ficar descontrolada.
- Cumpra todos os dias e com rigor as indicações sobre os medicamentos a tomar nas doses e horários recomendados;
- Saiba se os deve tomar antes, durante ou após as refeições e se pode beber bebidas alcoólicas;
- A hipoglicémia (açúcar demasiado baixo no sangue) pode acontecer com alguns destes medicamentos; informe-se com o médico ou farmacêutico sobre como a reconhecer, como agir caso ocorra e como a prevenir;
- Os antidiabéticos orais não podem ser tomados durante a gravidez e a amamentação;
- Se engravidar ou estiver a planear engravidar, ou se estiver a amamentar, fale com o seu médico.

Se utilizar insulina:
- Mude com frequência o local de injecção, para evitar a formação de nódulos, que podem interferir na absorção da insulina;
- Ajuste as doses com base nos valores de glicémia (açúcar no sangue);
- Mantenha a insulina que está a utilizar à temperatura ambiente, e ao abrigo da luz e de fontes de calor (ou seja, não guarde em locais como o porta-luvas do carro;
- Guarde a insulina de reserva no frigorífico, numa zona afastada do congelador;
- Se vai viajar, leve a insulina bem acondicionada, na bagagem de mão junto com a respectiva receita médica.
 

Como posso saber se os medicamentos estão a fazer efeito?


Através do teste da glicémia, que mede os níveis de açúcar no sangue. É um teste simples que implica uma pequena picada nos bordos laterais dos dedos e permite saber se os valores estão bem ou não.
Se os valores não estão bem, de forma repetida, mas cumpre o tratamento, faz uma alimentação correcta e mantém uma actividade física regular, então pode ser necessário alterar a medicação. Consulte o seu médico.
Pergunte ao seu médico quais os valores mais indicados para si. Esse será o seu objectivo!