O meu patudo tem pulgas: e agora?

Ter um animal doméstico traduz-se em constantes preocupações no que concerne à sua saúde, sendo uma delas os parasitas externos.
Os parasitas externos que encontramos com mais frequência nos nossos animais de estimação são as pulgas e as carraças. Estes estão presentes e ativos durante todo o ano, no entanto as temperaturas elevadas são mais favoráveis ao seu desenvolvimento e, por isso, sejam mais comuns nos meses de março a outubro.
 

Quais os perigos dos parasitas externos?

Os parasitas externos, além de serem um incómodo quer para os animais, quer para os donos, representam uma potencial fonte de outras doenças, tanto de pele como sistémicas. Em primeiro lugar, apenas a presença dos parasitas e das suas fezes podem provocar dermatites alérgicas, ferimentos e queda de pelos provocados pelo próprio animal ao tentar aliviar a comichão, sendo que em casos de hipersensibilidade podem mesmo provocar inflamações e feridas graves na pele. Além dos problemas tópicos, a presença de pulgas e carraças pode levar a stress, anemia ou transmissão de parasitas internos, como por exemplo algumas ténias.
 

Como posso eliminar os parasitas?

É importante eliminar os parasitas o mais precocemente possível, uma vez que as pulgas põem vários ovos por dia que são espalhados pela casa fortuitamente pelo animal. Assim quanto mais cedo for instituído o tratamento, ou se for feito preventivamente, menos disseminado serão os parasitas.
Existem vários produtos e apresentações, como sejam:

  • Coleira inseticidas;

  • Sprays;

  • Pipetas;

  • Etc.

O médico veterinário ou o farmacêutico podem aconselhar o uso dos produtos mais indicados, analisar o risco de cada animal e efetuar um plano de desparasitação com periocidade adequada. É também importante a desinfestação do ambiente em que os animais vivem com produtos próprios para eliminar parasitas adultos, bem como os seus ovos e larvas, de forma a evitar novas contaminações.