Saúde cardiovascular: a importância de monitorizar o perfil lipídico

A dislipidemia é um fator de risco para doenças cardiovasculares, como doença coronária, eventos de enfarte agudo do miocárdio (vulgo "ataque cardíaco") e doença cerebrovascular. Isto porque o colesterol é um elemento essencial na composição da placa de ateroma, isto é, com o passar dos anos, a dislipidemia contribui para o espessamento e rigidez das artérias, fator de risco para doenças cardiovasculares, uma vez que a obstrução dos vasos sanguíneos pode resultar em enfarte ou AVC.
 

O que é o perfil lipídico?


O perfil lipídico inclui o colesterol total, o colesterol HDL (muitas vezes denominado como “bom” colesterol), o colesterol LDL (muitas vezes denominado como “mau” colesterol) e triglicéridos.
Tem sido demonstrado que a diminuição dos níveis de colesterol total e da sua fração de baixo peso molecular (colesterol-LDL, conhecido como “mau colesterol”) reduz a incidência de doença coronária e doença cerebrovascular. É, por isso, importante a avaliação do risco cardiovascular, para o qual o perfil lipídico é um elemento relevante.
 

Quais as gorduras existentes no sangue?


Triglicéridos
O organismo armazena as calorias (energia) que não são gastas de imediato, transformando-as em triglicerídeos, um tipo de gordura. Quando se consome mais calorias do que aquelas que são gastas, os níveis de triglicerídeos no sangue aumentam, o que pode contribuir para a dislipidemia.
 
Colesterol
O colesterol é uma gordura essencial do organismo. É parte estrutural das membranas celulares, e atua em muitos processos, como a síntese de hormonas e substâncias que ajudam na digestão dos alimentos. 70% do colesterol é produzido pelo fígado e o restante resulta da ingestão da dieta. Ao consumir grandes quantidades de alimentos ricos em gordura, o fígado produz colesterol em excesso.
 
O colesterol é composto por:

  • HDL, normalmente chamado de “colesterol bom”; 
  • ​LDL, conhecido como “colesterol mau”, pois devido às reduzidas dimensões, tende a agregar-se ao longo das paredes dos vasos sanguíneos provocando uma obstrução à circulação normal do sangue. 
 

A ação do colesterol 


A aterosclerose, que impede a circulação do sangue e o normal funcionamento do coração, deve-se especialmente à fração de "mau colesterol", contido nas LDL (low-density lipoprotein). O "bom colesterol", contido nas HDL (high-density lipoprotein), contribui para eliminar parte do colesterol em excesso. 
 

Como prevenir?

 
Entre outros fatores de risco, além da dieta rica em gorduras, estão o consumo de tabaco, o excesso de peso e a falta de exercício físico.
 
Por isso, um estilo de vida saudável pode contribuir para um menor risco cardiovascular: 
  • Deixe de fumar;
  • Siga uma dieta variada e equilibrada;
  • Pratique regularmente exercício físico;
  • Mantenha o peso adequado para a sua altura;
  • Controle os níveis de stresse;
  • Monitorize a sua Saúde (nomeadamente a pressão arterial, o perfil lipídico e a glicémia, entre outros);
  • Consulte regularmente o seu Médico.​
     

Por que medir o perfil lipídico?


O valor global de colesterol não nos permite saber as frações de “bom” e “mau” colesterol, não fornecendo tanta informação sobre o risco cardiovascular.
Lembre-se: o colesterol elevado não dá sintomas!
Na sua Farmácia pode medir o perfil lipídico e o seu Farmacêutico pode ajudá-lo a controlar a sua Saúde!