Hemoglobina glicada (HbA1c): o que é?

O que é a hemoglobina glicada (HbA1c)?


Através da percentagem de hemoglobina A1c é possível saber os valores médios de açúcar no sangue (glicémia) durante os últimos 2-3 meses.
A hemoglobina A1c (também conhecida como hemoglobina glicosilada,  glicada ou HbA1c) é um excelente indicador do controlo da diabetes. 

A hemoglobina glicada resulta de uma reação não enzimática, lenta e irreversível (glicação), entre a glicose que circula no sangue e os grupos amina livres existentes na hemoglobina dos eritrócitos (glóbulos vermelhos). A glicação da hemoglobina varia em função da concentração da glicose a que os eritrócitos são expostos, integrada ao longo do tempo de vida destas células.

É por isso que a hemoglobina glicada é um indicador de grande utilidade clínica, refletindo a glicemia média nas últimas 8 a 12 semanas.
 

Um indicador valioso no controlo da diabetes


De acordo com estudos realizados para a diabetes tipo 2 e para a diabetes tipo 1, baixar o valor de hemoglobina A1c pode reduzir o risco de complicações da diabetes. Uma redução de 1% na Hb1Ac representa uma redução de 25% no risco de complicações da diabetes.
 

Quando medir a hemoglobina glicada?


Para quem tem diabetes, a avaliação da hemoglobina glicada é muito importante. Por isso, entre as análises de rotina será talvez a mais relevante. Isto porque proporciona uma visão global do controlo da diabetes, da necessidade de ajustes no tratamento, bem como do risco que tem de vir a sofrer complicações tardias da diabetes.
A determinação da HbA1c deve ser realizada, pelo menos, semestralmente em todas as pessoas com diabetes. Pode ser realizada, com maior frequência, com intervalo mínimo de 3 meses, em indivíduos com diabetes cujo tratamento mudou recentemente ou que não alcançaram os objetivos terapêuticos preconizados.
 

O que significam os valores de hemoglobina glicada?


O valores devem ser sempre analisados pelo médico que acompanha o utente e deve ser tido em conta que o seu valor pode ser alterado por outros fatores além da glicose (p.ex. hemoglobinopatias ou situações de elevado turnover eritrocitário).

HbA1c <6,5% 
Significa um ótimo controlo da diabetes. É aconselhável, ainda assim, ter cuidado em prevenir situações de hipoglicemia.

HbA1c 6,5% – 7,5% 
Significa um razoável controlo da diabetes. É aconselhável manter o seu tratamento, detetando aspetos a melhorar.

HbA1c 7,5% – 8,5% 
Significa um controlo menos bom da diabetes. Por isso, é aconselhável uma revisão do tratamento com a sua equipa de saúde e também uma autoavaliação para melhorar o seu controlo.

HbA1c >8,5% 
Significa um controlo insuficiente da diabetes. Isto é, há o risco de aparecerem as complicações da doença.É fundamental  aconselhar-se com a sua equipa de saúde para melhorar estes valores.

HbA1c >10% 
Significa um mau controlo da diabetes, o que aumenta o risco de complicações da doença. Deve aconselhar-se com a sua equipa de saúde assim que possível para melhorar estes valores.


Embora a determinação da HbA1c possa ser considerada para diagnóstico da diabetes, quando ≥6,5%, deverá privilegiar-se, para o diagnóstico da diabetes, o valor tradicional da glicose, obtida no plasma venoso em jejum ou os valores da prova de tolerância à glicose oral (PTGO). A utilização de testes de diagnóstico rápido da HbA1c tem indicação no seguimento das pessoas com diabetes. 

Não é necessário jejum para a realização deste teste e poderá fazê-lo na sua Farmácia Sacoor, sem marcação prévia.