A Implementação da Farmácia Sacoor Online

Estivemos à conversa com a Dr.ª Sara Marinho, farmacêutica das Farmácias Sacoor, sobre o site farmaciasacoor.pt, que permite encomendar medicamentos e produtos de saúde online, sem sair de casa. 
 

Fale-nos um pouco sobre o que motivou o lançamento deste site. 

- A missão das farmácias Sacoor e o objectivo que diariamente move todos os colaboradores do grupo, é cuidar da saúde dos nossos utentes, com os quais temos uma relação de confiança. Num contexto de pandemia, o mais importante que podemos fazer para proteger a saúde dos nossos utentes, é garantir que estão expostos ao mínimo possível de riscos. Deste modo, decidimos lançar um site para encomendas online, em que os utentes podem continuar a ter acesso aos seus medicamentos e produtos de saúde, recebendo-os em casa, ou fazendo apenas o levantamento na farmácia, conforme a sua opção, limitando o mais possível o risco de exposição ao vírus.  
A relação de proximidade com os nossos utentes e o aconselhamento farmacêutico, garantindo a correcta utilização dos medicamentos e o acompanhamento do estado de saúde dos utentes continuam, assim, a ser salvaguardados, agora pelo telefone.  
 

Qual o seu papel enquanto gestora do site? 

- O meu papel continua a ser o de farmacêutica. Isto é, em cada contacto com o utente, averiguar a situação de saúde do utente, fazer a gestão da sua medicação aguda e crónica, garantir que o utente tem acesso aos medicamentos e produtos de saúde atempadamente e que os toma de forma correcta. O meu papel continua a ser o de cuidar de todos os nossos utentes, à distância, vencendo as barreiras e os constrangimentos que essa condição impõe. Nesta fase complicada, a vertente pedagógica e informativa tem também um grande peso, na medida em que existem muitas dúvidas e informações contraditórias e o papel do farmacêutico na desmitificação e esclarecimento de dúvidas é muito importante para a eficaz protecção individual e colectiva. 
 

Que cuidados são tidos na preparação das encomendas? 

A área de preparação de encomendas tem um espaço separado, ao qual poucas pessoas têm acesso e os colaboradores que contactam com os produtos cumprem as regras e boas práticas de higiene, bem como a utilização dos equipamentos de protecção individual apropriados, de acordo com as recomendações da Direcção Geral de Saúde. Por exemplo, os produtos são sempre manipulados com luvas, as quais são trocadas, pelo menos, de duas em duas horas, e as superfícies são regularmente limpas com solução à base de lixívia. As entregas são feitas pelos CTT, entidade credenciada e que cumpre, também, as boas práticas de higiene.  
 

Qual tem sido o impacto nos utentes? Sente que ficam satisfeitos com este serviço? 

O impacto nos utentes tem sido a parte mais recompensadora deste processo. Numa fase em que as pessoas estão mais apreensivas, desgastadas, ansiosas, quando utilizam o nosso serviço ficam muito aliviadas, por poderem continuar a ter acesso aos produtos de que precisam, sem porem em risco a sua saúde. E, apesar de não existir aquele contacto cara a cara e o calor humano de que os portugueses tanto gostam, pelo telefone continuamos a criar laços com os nossos utentes e, agora, começamos já a ter pessoas que nos ligam e perguntam por nós, já nos conhecem e confiam em nós para os ajudarmos a resolver os seus problemas. E essa é a parte mais importante do nosso trabalho, constatar que realmente estamos a fazer a diferença na vida das pessoas e a ajudá-las quando mais precisam. As pessoas agradecem-nos, felicitam-nos e encorajam-nos e não há melhor motivação para continuar a prestar um bom serviço e a melhorá-lo continuamente. A nossa vontade é continuar a chegar a cada vez mais pessoas, tanto no período de pandemia como quando, como todos desejamos, tudo voltar à normalidade.  
 

Que mensagem gostaria de deixar aos utentes? 

Em primeiro lugar, agradecer por confiarem em nós e, de certa forma, nos deixarem fazer parte da sua vida nesta fase peculiar. Depois, deixar a minha e nossa disponibilidade para esclarecer todas as dúvidas e ajudar em tudo o que puder(mos). Através do site farmaciasacoor.pt e do 924192051, estamos ao serviço da sua saúde, mesmo que à distância. Num momento complicado, esperamos poder simplificar a sua vida.