Quer parar de fumar?

Decidiu deixar de fumar? Deu o primeiro passo num caminho que lhe vai proporcionar mais saúde e qualidade de vida. Os ganhos são muitos, para si e para os outros. O passo seguinte é levar a sua decisão à prática. Para isso: conte com o seu Farmacêutico.
 

Vale a pena deixar de fumar?


Claro que sim! A sua saúde vai beneficiar, porque diminui o risco de sofrer de uma doença respiratória, cardiovascular ou cancro. Para as suas finanças, vai gastar menos dinheiro. A sua família também vai ver diminuído o risco de sofrer de doenças respiratórias. 
 

Porque são necessários produtos para deixar de fumar?


Motivação e determinação para deixar de fumar são essenciais, mas nem sempre são suficientes para vencer os laços fortes que a nicotina cria com o organismo de um fumador. Nesse caso, a decisão pode ser reforçadfa com a ajuda de produtos específicos, e que aumentam o êxito desta sua decisão, especialmente nos primeiros meses em que é mais difícil parar de fumar.
 

Que produtos existem para ajudar a deixar de fumar?


Existem dois tipos de produtos de suporte: com ou sem nicotina. No primeiro grupo incluem-se os que são utilizados na terapia de substituição de nicotina: sem o ato de fumar, o organismo continua a receber nicotina, que será progressivamente reduzida, atenuando-se assim os sintomas de privação, sempre desagradáveis. 
Antes de iniciar este método, deve aconselhar-se com o seu Médico ou Farmacêutico sobre a alternativa mais adequada ao seu caso. 
Existem vários produtos disponíveis no mercado português, sem ser necessário receita médica.
 

Gomas e pastilhas


Quando se sente necessidade de fumar, mastiga-se ou chupa-se uma pastilha: lentamente, a nicotina vai-se libertando na boca e sendo absorvida pelo sangue. Enquanto se mastiga, apenas se pode beber água.

palavra stop escrita com cigarro alusiva a deixar de fumar
 

Adesivo


Aplica-se na pele, limpa e seca, no braço ou no tronco, uma vez por dia à mesma hora, não se devendo voltar a usar o mesmo local durante uma semana. Através da pele, a nicotina passa para o sangue a um ritmo regular. Esta terapia deve prolongar-se por seis a doze semanas, sendo a dose reduzida gradualmente. 
Ao iniciar a utilização destes métodos, deve parar de fumar, pois existe o risco de uma sobrecarga de nicotina no organismo: a que é fornecida pelo tabaco e a que provém das pastilhas ou dos adesivos.

Além da terapia de substituição de nicotina existem ainda:
 

Comprimidos de libertação prolongada


Sujeitos a receita médica, são a base do tratamento que dura sete a nove semanas. Grávidas e adolescentes não devem tomar e é necessária muita precaução em idosos, doentes renais e hepáticos.
 

Método de redução gradual


Solução que se deita no filtro do cigarro e que reduz gradualmente a absorção de nicotina ao ponto de o fumador deixar de sentir vontade de fumar. 
 

Como se pode avaliar a eliminação de monóxido de carbono?


A determinação do nível de monóxido de carbono (CO) no ar expirado consiste num teste simples, que permite verificar em que medida o organismo está afetado pelo tabaco, bem como verificar o decrescer desses níveis ao longo do tempo, desde o momento em que deixa de fumar. 
 

E se houver uma recaída?


É possível que sinta a tentação de voltar a fumar. Lembre-se de que essa urgência só dura três a cinco minutos. Não desista. Pense nos benefícios de deixar de fumar e mantenha a sua determinação. As recaídas são frequentes e ocorrem geralmente nos primeiros meses. Muitos ex-fumadores tentaram várias vezes antes de, finalmente, conseguirem. 
Deixar de fumar pode ser difícil, mas é possível. O seu Farmacêutico pode orientá-lo e ajudá-lo.