Serviços Farmacêuticos com a Dr.ª Carina Sacoor

Como responsável pelo Gabinete de Atendimento personalizado da Farmácia Sacoor do Fórum Oeiras, gostaríamos de lhe colocar algumas questões. Primeiro que tudo, de que serviços podem os utentes usufruir na sua Farmácia? 


Na nossa Farmácia, temos uma variedade de serviços, de modo a facilitar a vida dos nossos utentes, como por exemplo, medir a pressão arterial, a glicémia (açúcar no sangue), o colesterol, os triglicéridos, enzimas do fígado, a fluidez do sangue dos utentes que fazem medicação anti-coagulante (INR), teste de gravidez e deteção de infeções urinárias. Fazemos também administração de medicamentos injetáveis e vacinas, como por exemplo a vacina da gripe. Temos um grande leque de testes ao dispor dos nossos utentes.
 

Como é feito o acompanhamento dos utentes a quem sejam detetados valores fora do normal? 


Por norma, os nossos utentes que apresentam valores que não são considerados normais, quer seja por exemplo, uma hipotensão arterial momentânea (“tensão baixa”), ou um valor de colesterol elevado, é feito um acompanhamento personalizado. Isto é, após aconselhamento do que poderá ser feito após os resultados do teste, estes utentes são contactados, após um determinado período, e são feitas algumas questões, para garantir que a anomalia é corrigida, seja se o utente já voltou a medir o parâmetro ou se já foi ao médico entretanto e, caso não tenha ido, avaliar se é necessárioencaminhar para o médico.
 

Que mais valias este acompanhamento traz à vida dos utentes? 


Penso que ao fazer este acompanhamento personalizado, conseguimos esclarecer as dúvidas que os nossos utentes têm, relativas aos valores que estão fora do intervalo considerado normal.
A mais valia é perceberem que, com o nosso acompanhamento, conseguem melhorar a qualidade de vida, ter um maior controlo sobre a sua saúde ou mesmo detetar determinados comportamentos de risco e evitar que se transformem em patologias.
 

O que é que mais a motiva no dia-a-dia, trabalhando nesta farmácia? 


É, sem dúvida, perceber que consigo fazer diferença na vida dos nossos utentes, e na sua saúde.