Como administrar medicamentos a um cão

Nem sempre é fácil administrar medicamentos a cães e gatos, mas há técnicas que facilitam esta tarefa: saber o que fazer é meio caminho andado para cuidar da saúde do seu animal de companhia.
 

A importância de recompensar o cão

 
Para administrar medicamentos é preciso ser-se suave, mas firme. Uma boa técnica também ajuda. Como administrar as diferentes formas de medicamentos:
• Comprimidos: com o cão sentado, abra-lhe a boca, segurando-a por cima; introduza o medicamento o mais atrás possível, sobre a língua; segure na boca fechada e mantenha a cabeça erguida, afagando a garganta para sentir se o comprimido foi engolido. Pode ainda optar por dar o comprimido escondido no meio de um alimento que o cão goste, como por exemplo um pedaço de fiambre;
• Líquidos: com o cão na mesma posição, introduza uma seringa (de plástico) no canto da boca, entre os dentes; esta é a forma para administrar medicamentos líquidos, como xaropes, mas também comprimidos que possam ser diluídos em água (confirme sempre com o veterinário ou com o seu farmacêutico);
• Gotas nos ouvidos: com a aba da orelha para trás, insira o conta-gotas no ouvido, na direção do focinho; sem deixar que o cão abane a cabeça, retire-o e volte a baixar a aba da orelha; com a palma da mão, massaje a base da orelha.
• Gotas nos olhos: limpe a área em redor dos olhos; segure o cão e mantenha o olho aberto; aproximando a mão que segura o medicamento por trás, deite as gotas e deixe que o olho seja banhado pelo medicamento.
No final, o cão deve ser elogiado e recompensado: é um reforço positivo depois de ações que o incomodam.
 

Doente mas confortável

 
Um animal doente precisa de cuidados de saúde e também de conforto: mantenha-o num local quente e seco, com a zona de higiene próxima. E de carinho, para atenuar os incómodos da doença e do tratamento.
 
Sabia que…
… não deve chamar o cão para lhe dar os medicamentos: ele pode ficar receoso, associando o nome a um momento desagradável. É preferível ir ter com ele.