32 anos ao seu lado: histórias da nossa história

Para assinalar os 32 anos da Farmácia Sacoor, entrevistámos a Dra. Rosa Branca Fernandes, Directora Técnica da Farmácia Sacoor (Palmeiras).
 

Há quantos anos está na Farmácia Sacoor?


Estou na Farmácia Sacoor há 20 anos, tendo exercido a minha actividade em 2 períodos, havendo um interregno de 11 anos, entre eles. Estive entre 1989 e 1996 (7 anos) e desde 2007 até ao presente (13 anos).

Há 32 anos, entrei na Farmácia ao ver o “anúncio”, na montra, candidatei-me e fui logo admitida.
 

Quais os momentos mais marcantes de que se recorda?


Lembro-me de um episódio há muitos anos atrás em que, no dia 5 de Outubro, feriado nacional, a Farmácia Sacoor era a única de serviço. A fila era enorme ia até ao café do Sr. Faustino. Só estávamos a trabalhar eu e o Sr. Ali, a atender todos os utentes. Na época não havia computadores, os pedidos diários eram feitos por telefone, as receções das encomendas eram manuais e as contas eram efetuadas na máquina de calcular, aquando do atendimento. Só ao meio-dia, desse feriado 5 de Outubro, consegui perguntar timidamente ao Sr. Ali: “Temos que chamar a Dr.ª Parveez, não acha, Sr. Ali, para nos ajudar?”. A Dr.ª estava com os meninos, que ainda eram pequenos, por isso não a chamámos antes. Ele olhou para mim e sorriu, ele pensara o mesmo de certeza! Tudo isto para dizer que a Farmácia começou a ser mais conhecida pelos utentes.

Tínhamos uma postura diferente das outras farmácias, muito dedicada e próxima dos utentes, diria, como até hoje, e éramos uma Farmácia inovadora. Já nessa altura, no primeiro Natal, sorteámos 3 prémios e tirámos uma fotografia, na entrega dos prémios, eu o utente e a Rosabela.

Ainda continuamos a prestar serviços à comunidade em inúmeras iniciativas, por exemplo, a nossa participação anual na Marginal sem Carros.

São também marcantes todos os eventos comemorativos, como o aniversario da Farmácia, a festa de Natal e o bolo de aniversário de todos os colaboradores.

 

O que a motiva mais no dia-a-dia nesta Farmácia?

 

É o prazer ou o gostar muito de atender, aconselhar e ajudar os utentes. Sentir que estamos a ser úteis e a fazer bem a outras pessoas, entram por vezes taciturnos e saem com um sorriso nos lábios ou com uma palava de agradecimento.

É a alegria e a satisfação de passados 2 ou 3 dias, depois de iniciarem o tratamento aconselhado por nós, telefonarmos para os utentes e termos o melhor feedback do tratamento. É um orgulho.

 

Quais a melhores coisas que a Farmácia Sacoor trouxe à sua vida?

 

Foi o ter sido logo admitida no primeiro dia. O ter sido readmitida passados 11 anos. Ter sido nomeada Directora Técnica da Farmácia Sacoor.

Quando algo não está a 100% bem connosco, temos sempre alguém que nos ouve. Apoiarem-me aquando da doença da minha mãe, tendo estado ausente cerca de 3 semanas.

Sinto alegria quando me levanto e sei que vou trabalhar para a Farmácia.

Temos momentos muito bons com a equipa e com a liderança, quer a nível profissional, quer no convívio, que muitas vezes nos é proporcionado.

Sempre me apoiaram nos momentos menos bons da minha vida.

A melhor coisa é pertencer a esta grande família, a “Família Sacoor”.