​A fazer as malas? Não se esqueça dos seus medicamentos!

Se é doente crónico ou está a seguir um tratamento e vai de férias, não se esqueça de incluir os medicamentos na bagagem. Mesmo que não sofra de nenhuma patologia, é importante levar alguns medicamentos, por precaução.
 

Viajar é possível

 
A maioria dos doentes crónicos, como os diabéticos, asmáticos e hipertensos, viaja, dentro e fora do país, devendo, no entanto, acautelar as melhores condições para a sua medicação.
É importante procurar aconselhamento de forma a identificar as principais situações a salvaguardar inerentes a cada viagem e tomar a decisão mais adequada ao estado de saúde.
 

Medicamentos na bagagem

 
Uma doença crónica é, por definição, uma doença para a vida, que implica a toma continuada de medicamentos. Salvo indicação médica, o tratamento não deve ser interrompido, pelo que tem que prosseguir durante as férias, independentemente do desino.
Assim, há que tomar uma série de precauções para viajar em segurança. O que passa por planear a viagem do ponto de vista da saúde:
- Inclua na bagagem os medicamentos em quantidade necessária para a viagem e algum excedente para o caso de ficar mais dias no destino, por algum motivo;
- Leve consigo uma receita médica em que constem os nomes das substâncias activas dos medicamentos, doses, formas farmacêuticas e modo de toma;
- Tenha consigo uma declaração médica que ateste a necessidade dos medicamentos que transporta, para eventual apresentação junto das autoridades aeroportuárias;
- Se a sua medicação requer o uso de seringas deve inclui-las na bagagem em quantidade necessária para o tratamento e fazer-se acompanhar de uma justificação médica.

Deve ainda adoptar outros cuidados:
- Transporte os medicamentos na embalagem original e devidamente acondicionados, para evitar que se deteriorem;
- Se viajar de avião, deve transportar os medicamentos na bagagem de mão: assim tem acesso a eles durante a viagem, evita que sofram a acção das temperaturas extremas do porão e que se percam em caso de extravio da bagagem;
- Se viajar de carro, não coloque os medicamentos no porta-luvas, pois é um espaço pequeno e quente, que pode deteriorá-los;
- Uma vez no destino, preserve os medicamentos do calor e humidade, mantendo-os num espaço fresco e seco (a casa de banho não é um local adequado);
- Se vai atravessar diversos fusos horários, informe-se com o médico sob a forma de ajustar a terapêutica, para evitar tomar medicamentos a mais ou a menos.
 
Alguns medicamentos, após exposição solar, podem mesmo causar reacções na pele. Para não correr riscos, aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico antes de viajar.
 

Segurança extra

 
Em todas as viagens podem acontecer imprevistos, não importa qual o destino, nem se o viajante está a tomar medicamentos.
Assim, convém viajar com um kit básico de farmácia, que deve incluir, além dos medicamentos de toma habitual:
- Medicamentos prescritos na consulta do viajante (contra a malária, por exemplo);
- Medicamentos para a dor e febre;
- Medicamentos para o nariz congestionado;
- Medicamentos para a diarreia e o enjoo;
- Solução desinfectante;
- Sais de re-hidratação oral;
- Repelente e medicamento para alívio das picadas de insectos;
- Protector solar;
- Preservativos;
- Pensos rápidos, adesivo, ligaduras e compressas esterilizadas;
- Termómetro.