Covid-19: Atividade Física

Reduzir substancialmente a sua atividade física e/ou aumentar o seu comportamento sedentário (por exemplo, passar mais tempo sentado, reclinado ou deitado) pode ser prejudicial para a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. Se estiver em situação de isolamento social, poderá seguir algumas recomendações para manter-se ativo enquanto permanece no seu domicílio.
 
A Organização Mundial de Saúde recomenda que todos os adultos saudáveis realizem, pelo menos, 30 minutos diários de atividade física de intensidade pelo menos moderada, de atividades que promovam a aptidão cardiovascular e o reforço muscular.
 

Que actividades posso fazer?

Para manter a sua capacidade cardiovascular, poderá:
Andar o mais possível pela casa;
Realizar actividades domésticas;
Tratar do jardim/horta;
Dançar.
Para manter a sua força muscular e equilíbrio:
Realizar exercícios com o apoio de cadeiras;
Recorrendo a garrafas de água;
Ou apenas com o peso do corpo.
 

E com crianças?

Algumas atividades lúdicas com as crianças podem ser pensadas para permitir a expressão física, como por exemplo:
Jogos tradicionais como a macaca;
Jogo do elástico ou saltar à corda;
Dança;
Videojogos ativos;
Mini-circuitos criativos ativos.
Tal promove a aptidão cardiovascular, a força dos músculos e equilíbrio.
 

Que comportamentos devo evitar?

Deve evitar ou, pelo menos, minimizar, comportamentos sedentários:
Evite ficar mais de 30 minutos seguidos na mesma posição, especialmente sentado, reclinado ou deitado (enquanto está acordado);
Levante-se ou ande pela casa, por exemplo, enquanto fala ao telemóvel e durante os intervalos publicitários televisivos;
Coloque o comando da televisão a uma distância que o obrigue a levantar-se sempre que o quiser utilizar;
Sempre que possível, trabalhe ao computador/tablet, alternando as posições de sentado e de pé;
Torne o seu comportamento sedentário em tempo de lazer mais proveitoso: ler, jogos de tabuleiro, puzzles e jogos de cartas, são sempre atividades com estímulo cognitivo importante.