Dizer não aos piolhos, de vez!

São piolhos?

Uma pediculose, nome chamado a uma infestação por piolhos, é confirmada apenas pela visualização direta destes pequenos parasitas vivos.
O prurido – por norma, quanto mais intenso quanto maior for a infestação, uma vez que surge da hipersensibilidade à saliva do piolho – é o primeiro sintoma que nos leva a desconfiar de uma pediculose. Porém, este sintoma não é suficiente para confirmar o diagnóstico.
A forma mais fácil de visualizar os piolhos e/ou lêndeas é recorrer à utilização de um pente de dentes finos e pentear sistematicamente o cabelo molhado. De notar que a visualização somente de lêndeas não confirma uma pediculose ativa uma vez que, após tratamento, as lêndeas podem permanecer inviáveis presas no cabelo. Como os piolhos depositam os seus ovos junto à base da haste do cabelo, devemos analisar a distância a que as lêndeas se encontram do couro cabeludo para inferir sobre a possibilidade de uma infestação ativa.
Se for detetada uma pediculose num membro da família, é importante verificar a cabeça de todos os outros membros, independentemente da idade, e evitar a partilha de escovas, chapéus, elásticos, etc, por forma a não disseminar a infestação.

Qual a forma de contágio?

O piolho é um pequeno inseto sem asas pelo que não voa e também não salta. Porém, têm uma elevada mobilidade que permite que o contágio ocorra de forma direta por contacto entre cabeças ou através de objetos infetados, como por exemplo chapéus, gorros, escovas ou mesmo almofadas.
A higiene do cabelo não determina o contágio.

Qual a melhor forma de eliminar os piolhos?

Após confirmação de uma pediculose é importante instituir um tratamento adequado que elimine os piolhos. Existem várias opções disponíveis na farmácia em diferentes apresentações, como sejam champôo, gel, creme ou loção. Embora a maioria destes produtos não necessitem de receita médica, o aconselhamento farmacêutico poderá ser crucial quer para a escolha do produto mais adequado a cada situação, quer para a explicação da forma de colocar os produtos – que muitas vezes têm tempos e modos de aplicação diferentes – para que tenham a maior eficiência.
A escovagem do cabelo com um pente fino após a aplicação dos produtos antipediculose é um passo importante para o sucesso do tratamento, uma vez que permite a remoção física das lêndeas que muitas vezes continuam viáveis. Apesar da presença de apenas lêndeas não se traduzir em sintomas, estas podem eclodir passado 7-10 dias e dar origem a uma nova pediculose. Por isso, repetir a aplicação do produto após 7 a 10 dias, é um ponto fundamental para debelar completamente a infestação.
Adicionalmente, o ambiente deve ser descontaminado, isto é, devem ser lavados a 60º os objetos que possam estar infetados, como roupa, roupa de cama, chapéus e outros acessórios. Os objetos que não suportem a desinfestação, devem ser fechados em sacos plásticos durante 15 dias, período durante o qual os piolhos serão eliminados por falta de alimento.