Dia Mundial da Terra: Rute Lemos

A propósito do Dia Mundial da Terra, falámos com Rute Lemos, da Farmácia Sacoor do Riviera, sobre o impacto da Farmácia no ambiente.

"Sabemos que os medicamentos chegam à natureza através de variadas formas, podendo ser pelos esgotos, lixo, ou até mesmo libertações propositadas e desadequadas. Estas eliminações inapropriadas levam a efeitos prejudiciais para o nosso ambiente. Posto isto, é necessário diminuir e prevenir estes danos.
A Farmácia comunitária contribui de forma ativa para a redução destes efeitos, desempenhando assim um papel importante na proteção ambiental, através de todas as suas ações relacionadas com a gestão de resíduos, como é o caso da utilização e divulgação do contentor VALORMED. Com o apoio desta empresa, as Farmácias têm um papel importante na educação dos utentes e comunidade sobre a importância de devolver medicamentos fora de validade e embalagens vazias na Farmácia, para que possam ser adequadamente reciclados e incinerados. É também de extrema importância a reciclagem do material que acompanha todos os produtos, como reciclagem das embalagens de cartão e plásticos de proteção dos produtos.
Em suma, a Farmácia comunitária desempenha um papel crucial na proteção ambiental, ao conduzir adequadamente os resíduos farmacêuticos, bem como ao adotar práticas sustentáveis nas operações diárias."

A Farmácia Sacoor visita e recebe visitas de escolas das suas áreas de intervenção, sensibilizando as crianças para a importância destas questões, para que possam, desde cedo, começar a ser promotores de bons hábitos nas suas famílias.
rute lemos da farmacia sacoor do riviera numa escola a falar sobre valormed e sustentabilidade
A Farmácia Sacoor tem recebido anualmente o Prémio Valormed, em virtude dos seus resultados nesta área.