Dr. Alexandre Canhoto e a Farmácia Sacoor do Chiado

Este mês entrevistámos o Dr. Alexandre Canhoto, Diretor Técnico da Farmácia Sacoor do Chiado.

Por que decidiu seguir esta profissão?


Desde pequenino que tive muita proximidade com o mundo da Farmácia e dos medicamentos. Os meus pais contam que sempre que iam à Farmácia, eu queria vestir a bata e ajudar a Dra. Helena (Farmacêutica amiga da família) a transportar e a colocar as caixas dos medicamentos no balcão. Claro está, com os anos surgiram paixões como o clássico Polícia ou o sonhador Astronauta, mas o que realmente ficou foi a ambição de ajudar as pessoas e o lado "nerd" de querer saber as farmacoterapias e as farmacologias dos medicamentos.
Ironicamente ou não, acabei como Farmacêutico, profissão de que tenho bastante orgulho.
 
O que é que mais o motiva no seu dia-a-dia?

Profissionalmente, motiva-me saber que trabalho para um grupo onde a Saúde do utente é priorizada e onde o profissionalismo, a simpatia e o dinamismo fazem justiça à profissão.
É sempre bom chegar ao final do dia e reconhecer que contribuímos um bocadinho para melhorar a qualidade de vida dos utentes.
Saber que estou num grupo que realmente valoriza o trabalho árduo e o empenho da equipa e individual também é bastante motivador.
 
O que caracteriza a Farmácia Sacoor do Chiado?

É difícil caracterizar a centenária Farmácia Sacoor do Chiado apenas numa única frase.
Ao entrar pela porta da farmácia existe uma espécie de misticismo associado à imagem intemporal do teto talhado a dourado e dos frascos com medicamentos antigos expostos nas prateleiras.
Na realidade é muito fácil dar asas à imaginação e fantasiar com o forno antigo que servia para secar plantas para os preparados da altura ou com o alçapão atrás dos balcões de atendimento, que tanto serviu para encobrir as reuniões secretas contra o movimento da PIDE.
Toda a zona do Chiado apresenta um pedaço de história e é encantador poder contribuir um bocadinho para essa história.
 
Como é para si trabalhar no grupo Sacoor?

É um desafio constante de aprendizagem. Há sempre algo a fazer ou a melhorar. É espetacular estar num grupo com procedimentos bem definidos, tarefas bem estipuladas e valores bem vincados no código de conduta.
Em paralelo, os colegas são excelentes e procuram “remar todos para o mesmo lado”. Sabe verdadeiramente bem poder partilhar uma fatia de bolo no backoffice da Farmácia ou poder falar como amigo caso necessário, quer na Farmácia, quer na NP.
Saber que estou num grupo que realmente valoriza o trabalho árduo e o empenho da equipa e individual também é bastante motivador.
 
Porquê a Farmácia Sacoor do Chiado?

A Farmácia Sacoor do Chiado sempre teve um certo encanto. Lembro-me de em dezembro de 2021 estar a passear em frente à Farmácia Sacoor do Chiado com o meu grupo de amigos da universidade e comentarmos que devia de ser espetacular e “chique” trabalhar nesta Farmácia.
Curiosamente, alguns meses mais tarde, o Dr. Rahim convidou-me para este desafio e posso garantir que superou todas as minhas expectativas, quer pela equipa quer pelo ambiente.