Cuidar do seu cabelo no verão

Ana Torres, responsável de Dermocosmética na Farmácia Sacoor do Riviera, fala-nos sobre cuidados capilares

Como responsável de Dermocosmética tenho também a cargo prestar toda a informação necessária para poder ajudar os nossos utentes a manterem e melhorarem uma boa saúde capilar.

Afinal o cabelo é tão só a "moldura do rosto".
Um cabelo bem tratado é um ponto que merece a nossa melhor atenção, podendo muitas vezes ser uma imagem de marca, da qual só podemos beneficiar.
 
Estamos no Verão, o mês de Julho foi o mais quente dos últimos 97 anos!
E avizinham-se novas vagas de calor, pobre cabelo, o que sofre...
 
Aqui vão algumas recomendações, fruto da experiência de muitos verões passados a dar apoio nas nossas Farmácias, e que  poderão ajudar a manter bem cuidado o nosso cabelo, o máximo de tempo possível.
 
O Sol, o calor, o mar, a piscina são os elementos que danificam as nossas fibras capilares.
 
- Começa pelo uso de um chapéu sempre que estivermos ao ar livre, o Sol é o maior inimigo não só da pele como dos cabelos;
- O sal e a piscina deixam sedimentos, que necessitam de ser retirados com bons champôs, apropriados para cada tipo de cabelo. Sempre com água morna, pois a água quente tira a resistência da fibra e torna o cabelo baço;
- Segue-se o uso de uma boa máscara hidratante e um condicionador "leave in", que vai ajudar a que o cabelo reponha a resistência dos folículos que o seguram ao couro cabeludo;
- Nesta época o cabelo deve deixar-se secar ao ar livre, evitar mais calor dos secadores e ferramentas quentes de styling. Existem produtos protetores para evitar estas agressões;-
- Beber muitos líquidos e fazer uma dieta rica em frutas e vegetais.
 
A meu ver existe um "mito" sobre a queda do cabelo no final do Verão e início do Outono. O cabelo tem tendência a cair, assim como as folhas das árvores,
Penso tratar se de uma queda normal, resultado de uma exposição excessiva ao Sol, mais ou menos forte, tornando o cabelo quebradiço.
Uma vez que a prevenção, na maior parte das vezes não é respeitada, para minimizar este assunto, podemos sempre contar com suplementos, que vão desde ampolas, a champôs de tratamento.
 
No entanto, e espero não estar a cair numa redundância, se tivermos em conta a prevenção, iremos por certo notar que, afinal, o cabelo não vai cair como as folhas das árvores!
 
Quem me conhece sabe que tenho uma conversa fácil, e abundante, pelo que não vou alargar o leque, falando dos protetores que devem ser usados aquando da exposição solar. Estão aqui na Farmácia, para um aconselhamento adicional.
Para tal, contem com o nosso aconselhamento, como habitual nas nossas farmácias Sacoor! Sempre na vanguarda e seguindo o nosso lema: vendemos Saúde e Bem estar e com muito prazer esperamos a vossa visita!
 
Bom Verão!