Como posso ser dador de medula óssea?

O que é um transplante de medula óssea?
 

O transplante de medula óssea consiste na transfusão no doente de células progenitoras retiradas da medula óssea do dador, com o intuito de substituir as células doentes do recetor. Desta forma, desenvolvem-se novas células saudáveis no doente.

Estes transplantes estão indicados em doenças congénitas ou desenvolvidas depois do nascimento, como leucemias agudas ou crónicas, aplasias medulares e imunodeficiências. Apesar de genericamente se falar de transplantação de medula óssea, de facto o que se faz é uma infusão no doente de células progenitoras da medula do dador.
 

O que é a medula óssea?
 

A medula óssea é um tecido de consistência mole que preenche o interior dos ossos longos e as cavidades esponjosas dos ossos. É nesse tecido que existem células progenitoras, ou seja, com capacidade para se diferenciarem e dar origem a qualquer célula do sangue periférico, as chamadas células progenitoras/estaminais. Estas células renovam-se constantemente mantendo um número relativamente constante ao longo da vida.
 

Só se pode doar medula óssea uma vez?
 

Não. A medula é um tecido que se regenera rapidamente, pelo que é possível fazer mais do que uma dádiva.


 

Pode um dador desistir do processo após saber que é compatível com um doente?


Sim. Como voluntário, o dador não tem qualquer tipo de obrigação legal, podendo desistir a qualquer momento por diversas razões. Contudo, deve ter em conta que uma mudança de atitude no final do processo pode ser fatal para uma pessoa que está em preparação para o transplante.
 

Qual a probabilidade de encontrar um dador compatível?


Considerando todas estas abordagens, aproximadamente 80% de todos os doentes têm, pelo menos, um potencial dador compatível.
No entanto, nem todos os doentes para os quais foi identificado um dador idêntico chegam à fase do transplante.

Como ser potencial dador de Medula Óssea?


- Ter entre 18 e 45 anos;
- Ter no mínimo 50kg e 1.50m de altura;
- Ser saudável;
- Nunca ter recebido uma transfusão de sangue, desde 1980;
- Para se inscrever como potencial dador basta preencher o inquérito no site do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.