Dra. Joana Lourenço fala sobre medicamentos manipulados

Este mês, trazemos-lhe a entrevista da Dr.ª Joana Lourenço, Farmacêutica co-responsável pela preparação de medicamentos manipulados, em conjunto com a Dr.ª Ana Gigante. 
 

Em que consiste a preparação de um medicamento manipulado?


A preparação de um medicamento manipulado é um dos muitos serviços de que a Farmácia Sacoor dispõe. É mais uma maneira de ajudarmos os nossos utentes, preparando medicamentos específicos e personalizados para cada pessoa, mediamente a apresentação de uma receita médica. O medicamento manipulado é feito por um Farmacêutico, seguindo protocolos normalmente já conhecidos e respeitando todas as regras de higiene e segurança. Estes podem ser prescritos pelos Médicos para vários fins, tratamento de doenças, suplementação alimentar, etc. 
 

Quais as vantagens dos medicamentos manipulados vs os medicamentos já industrializados? E porque é que têm este serviço?


Estes medicamentos trazem apresentam bastantes vantagens, pois contém a susbtância ativa nas quantidades adequadas ao objetivo do seu uso e à pessoa que o vai utilizar. A quantidade preparada pelo Farmacêutico também varia consoante a duração do tratamento, evitando assim desperdício do medicamento. 
Optamos por ter este serviço, pois é uma maneira de os nossos utentes terem acesso a uma medicação única e correcta, na sua Farmácia. Realizamos os manipulados todas as 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras, sendo os utentes contactos assim que o manipulado estiver preparado. 
 

Qual a responsabilidade do Farmacêutico que realiza manipulados? 


Nós que realizamos manipulados, temos uma responsabilidade acrescida, pois temos de garantir que os medicamentos são feitos nas doses, formulações e quantidades correctas para cada utente. 
A mesma substância activa, usada para dois utentes, pode ter doses e galénicas totalmente diferentes. Temos de estar atentos a todos os pormenores, para garantir que cada utente recebe o seu medicamento tal e qual como o Médico o prescreveu.