Dr.ª Mafalda Alves e o novo método de Preparação Individualizada da Medicação

Em que consiste o novo método da PIM?

A PIM (Preparação Individualizada da Medicação) é um serviço que permite a identificação do modo de organização das formas farmacêuticas sólidas, para uso oral, de acordo com a posologia prescrita, num dispositivo de múltiplos compartimentos selados de forma estanque na farmácia e descartado após a sua utilização, de forma a permitir a melhoria do uso racional do medicamento e o controlo das patologias, através da diminuição da ocorrência de erros de medicação.
Este novo método, ao contrário do anteriormente utilizado, é constituído por dois programas diferentes: o sistema Ti-Dose e o sistema OnCube. No sistema Ti-Dose é realizada a criação das instituições pertencentes à Farmácia, os dados dos utentes de cada instituição, assim como a terapêutica de cada utente, sendo sempre necessário mencionar a data de início de cada terapêutica. É neste sistema que a produção da medicação é enviada para o sistema OnCube poder começar a produzir a medicação. No sistema OnCube são inseridos os dados dos medicamentos: prazo de validade, lote, cor e forma do medicamento, etc.
 
A que público-alvo se dirige este serviço?

Este serviço deverá ser aconselhado sempre que se identifiquem utentes:

  • Com dificuldades no processo de uso de medicamentos;
  • Com limitações físicas, incluindo dificuldades na manipulação dos medicamentos;
  • Com dificuldades cognitivas ou comportamentais ligeiras, ou com pouca autonomia nas atividades diárias;
  • Com um défice visual que comprometa a correta identificação e administração dos medicamentos;
  • Que não cumpram o regime terapêutico: não adesão à terapêutica não intencional;
  • Polimedicados de forma crónica ou com regimes terapêuticos complexos;
  • Cuja terapêutica é da responsabilidade de um cuidador que necessite de auxílio na gestão da medicação;
  • Que se ausentem frequentemente por curtos períodos de tempo e necessitem da sua medicação organizada;
  • Incluídos em programas específicos acordados com as entidades locais (por ex. lares).

Qual o atual procedimento que é realizado na preparação da medicação?     
 
O blister individualizado semanal é constituído por um rolo de plástico, correspondendo às várias administrações dos 7 dias da semana. É possível criar várias administrações diferentes, como jejum, antes do almoço, lanche, antes do jantar etc. conforme a hora da toma. O resultado final é um rolo com o total de blisters individualizados.
No primeiro blister encontra-se descrito o nome da instituição, o nome do utente e respetiva data de nascimento, o número de utente/cama (se aplicável), a data de preparação e o nome da Farmácia. Os blisters seguintes encontram-se divididos pelas diferentes tomas de cada utente, estando descrito o nome do utente, a data, designação e símbolo da toma e a medicação incluída em cada blister com a respetiva descrição do(s) medicamento(s) (cor, forma, etc.).
Os blisters individualizados apenas devem ser abertos no momento da administração, abrindo a parte de cima de cada blister num movimento de cima para baixo. É ainda possível recortar os vários dias da semana por forma o utente se poder deslocar levando consigo apenas a medicação para esse dia.
O blister individualizado é enrolado e acondicionado no interior de um saco de papel, o qual é também identificado com o nome do utente e algum dado acessório se necessário (ex.: identificação da instituição). Dentro deste saco é também acondicionada a medicação não possível de inserir no blister.
Continua a ser realizada, semanalmente a impressão das listagens dos medicamentos em falta, as quais se encontram separadas por categorias conforme sejam utentes inseridos em instituições como lares ou utentes particulares, a separação de todos os medicamentos que constam nessas listagens, a verificação da existência de receitas e a realização do pedido das mesmas ao Médico ou cuidador responsável, uma dupla verificação da medicação preparada e, por fim, a entrega correta do blister (na instituição, em casa do utente ou na Farmácia).
 
Quais as vantagens do novo método da PIM?
 
Enquanto vantagens, a PIM tem por objetivo auxiliar o utente no correto uso do medicamento e promover a adesão à terapêutica. Diminui os erros de medicação mais comuns: esquecimento, administração fora do horário estabelecido e dose inapropriada e inclui a revisão da medicação instituída.
Este equipamento apresenta vantagens como a comunicação da necessidade semanal da medicação ser realizada através do sistema SiFarma2000, a diminuição do trabalho manual, a rastreabilidade dos lotes e prazos de validade, o sistema dos blisters individualizados ser dividido pelas diferentes tomas de cada utente (jejum, pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar, deitar, etc.), assim como a redução dos erros de medicação.
 
Quão desafiante tem sido para si esta responsabilidade?

É com um enorme orgulho que faço, desde o início, parte deste projeto. É um serviço que permite uma melhor qualidade de vida dos utentes devido à organização da terapêutica existente. Enquanto responsável pela Preparação Individualizada da Medicação, assim como gestora dos lares, tem sido, sem dúvida, um papel muito desafiante e que considero bastante enriquecedor para o meu futuro, não só a nível pessoal mas também profissional, devido a toda a dinâmica envolvente. Porque com gosto e dedicação tudo se consegue!