Aconselhamento dermocosmético, com Ana Paula Costa

Este mês, entrevistámos Ana Paula Costa, que trabalha na Farmácia Sacoor há 26 anos.
 

O que a apaixona na área da Dermocosmética?

O que me apaixona é a inovação. Esta área tem uma coisa brilhante, que é estar sempre a inovar e a reinventar-se. Está sempre em mutação e há sempre novas atualizações, moléculas novas e produtos interessantes, baseados em novos estudos.
 

Que cuidados pós verão recomenda?

Após o verão e o desgaste da pele, o mais importante é ter um bom aconselhamento, por um profissional de Saúde, para ser bem avaliado/a. Por exemplo, a maior parte das pessoas parte para a hidratação, sem antes fazer exfoliação, o que acaba por ser um erro em muitos casos.
No fim do verão aconselho aos meus utentes um “tratamento de choque” à pele. Fazendo um aconselhamento personalizado, com base em cada caso, seleciono um produto abrangente para renovação da pele, para utilização intensiva durante um mês.
Na Farmácia cada pessoa pode encontrar soluções para todos os casos, tendo disponíveis avaliações personalizadas e amostras para poder conhecer e experimentar melhor os vários produtos.
 

Que desafios encontrou com a pandemia e como os superou?

 Ao longo do tempo, durante a pandemia, quis garantir que os utentes continuavam a ser acompanhados, não só a nível de Saúde, mas também assegurar que mantinham os seus cuidados de beleza, inclusivamente, pelo facto de muitas das outras lojas estarem fechadas. Diariamente, telefonava a utentes, a saber como estavam, garantia que continuavam a ter a sua medicação e, na área da Dermocosmética, os utentes enviavam-me fotografias, para poder avaliá-los e indicar os produtos adequados. Por vezes, estabeleci o contacto entre as conselheiras das marcas e os utentes, para poderem continuar a ter o aconselhamento procurado, das suas marcas de referência.