Dicas para uma amamentação saudável

As vantagens do aleitamento materno são imensas. Merece por isso toda a dedicação. É possível amamentar com saúde com a ajuda de gestos simples que ajudam a ultrapassar desconfortos de fácil resolução, permitindo continuar a amamentar com tranquilidade.
 

Problemas com a amamentação


É natural alguma ansiedade inicial, sobretudo quando se é mãe pela primeira vez. E é também natural que os mamilos estejam mais sensíveis nas primeiras mamadas, pois estão a adaptar-se à sucção do bebé.
Este desconforto é passageiro. Mas, há situações em que se prolonga para além dos primeiros dias, com a sensibilidade a dar lugar a pequenas fissuras mais ou menos dolorosas – são as gretas mamárias.
As causas são conhecidas, sendo as mais importantes:
- Má adaptação do bebé à mama, devido a uma “pega” incorrecta;
- Mamadas muito prolongadas, que desgastam a pele do mamilo.
 

Mamilos saudáveis


As gretas mamárias previnem-se, com cuidados simples:
A partir do 7.º mês de gravidez, prepare os mamilos para o aleitamento, fazendo pequenas massagens no banho com uma esponja sintética, para preparar a pele e utilizando um produto de lavagem hidratante.
Ao amamentar, segure correctamente o bebé e certifique-se de que pega na mama da forma mais adequada Evite interromper a mamada: mas, se tiver de ser, faça-o com suavidade, colocando um dedo na boca do bebé para que ele solte o mamilo.
Lave os mamilos apenas uma vez por dia e evite produtos com sabão, pois secam a pele.
Utilize discos de protecção que favoreçam a circulação de ar.
Há outros cuidados que ajudam a prevenir a formação de gretas nos mamilos e ao mesmo tempo contribuem para devolver a suavidade à pele:
- Depois do banho e de cada mamada, coloque algumas gotas de leite materno sobre o mamilo e a auréola: cicatriza, hidrata a pele e protege contra infecções;
- Entre mamadas, aplique um creme regenerador adequado;
- Sempre que possível, exponha os mamilos ao ar e até por breves minutos ao sol, fortalece a pele e ajuda a cicatrizar.
 

Dor durante a amamentação 
 

Se sentir dor ao amamentar então é útil:
- Iniciar a mamada pelo mamilo não doloroso;
- Corrigir a colocação do bebé à mama e ir mudando a posição do bebé, procurando um maior conforto;
- Até que o mamilo melhore e, em caso de dor intensa, pode optar por usar protectores de mamilos ou dar o leite materno à colher ou por copo.
Caso o desconforto continue, procure ajuda.

Mesmo que a dor seja intensa, é importante continuar a amamentar ou extrair o leite, para prevenir outras complicações e continuar a estimular a produção de leite.
Pode acontecer que as gretas nos mamilos sangrem um pouco. Tal não impede que continue a amamentar

Amamentar requer motivação e aprendizagem. Se tiver dúvidas, peça ajuda ao seu Farmacêutico!