O que é a Tuberculose?

O que é a tuberculose?


A tuberculose é uma doença infecciosa e prevenível causada pelo Mycobacterium tuberculosis complex, também conhecido como bacilo de Koch. É uma doença grave, mas curável.
 

Quais são os sintomas da tuberculose?


Os sintomas da tuberculose são:
- Tosse persistente há mais de duas semanas;
- Cansaço;
- Emagrecimento;
- Suores noturnos;
- Aumento da temperatura corporal ao final do dia (febrícula vespertina).
 

Como se transmite?


A tuberculose transmite-se principalmente por via aérea através da inalação de gotículas, expelidas pela pessoa doente quando tosse, fala ou espirra. Ao inalar o ar com bacilos, estes vão depositar-se nos pulmões.
Apenas 10% das pessoas infetadas desenvolvem a doença, sendo este risco superior nas populações imunocomprometidas, nomeadamente crianças pequenas, pessoas infetadas com o vírus de imunodeficiência humana (VIH) ou a fazer medicação imunossupressora.
 

Como posso prevenir?


A tuberculose pode ser parcialmente prevenida e evitada. Se teve contacto com um doente com tuberculose deve fazer o rastreio. Dirija-se ao seu centro de saúde e fale com um profissional. Poderá ter ainda indicação para tratamento preventivo.
As pessoas em risco, nomeadamente os contactos próximos de doentes com tuberculose respiratória, devem fazer o rastreio de tuberculose, que consiste numa avaliação clínica, radiografia pulmonar, teste tuberculínico e/ou teste IGRA. 

Quem tem maior risco de ter tuberculose?

Os grupos de risco são:
- Crianças: as crianças com menos de 6 anos expostas a tuberculose têm um risco elevado de desenvolver a doença.;
- Pessoas infetadas com VIH;
- Pessoas com doenças pulmonares crónicas;
- Doentes a fazer tratamentos biológicos ou imunossupressores.
 

Como é feito o rastreio e diagnóstico?


O diagnóstico da tuberculose assenta na identificação laboratorial de Mycobacterium tuberculosis em produtos orgânicos (expetoração, na maioria das vezes). A confirmação da doença e do perfil de suscetibilidade aos antibacilares permite a correta escolha terapêutica. Hoje em dia são utilizados testes microbiológicos e de biologia molecular, sendo possível um diagnóstico célere da doença e das mutações que conferem resistência aos antibacilares de primeira linha.
 

Qual é o período de incubação?


Após a infeção pelo Mycobacterium tuberculosis, decorrem em média 4 a 12 semanas para a deteção das lesões primárias.
 

Existe vacinação?


Em junho de 2016, dada a evolução epidemiológica da tuberculose em Portugal, foi decidido alterar a estratégia de vacinação com BCG em Portugal e passaram-se a vacinar apenas as crianças com fatores de risco individuais ou comunitários para a tuberculose.