Pequenos passos, grandes problemas


Os pés são uma parte do corpo de pequena dimensão, mas que funcionam como os nossos alicerces pelo que não devemos descurar e mantê-los saudáveis deve ser uma preocupação diária.
São vários os problemas que podem surgir nos pés e que são desencadeados por inúmeros fatores – desde ambientais, ao calçado usado ou à postura incorreta – sendo alguns deles:
  • Calos e calosidades
     

Os calos surgem por norma nos dedos, são de pequena dimensão e formam-se devido à pressão no local com meias ou sapatos. Podem ser duros – geralmente nas extremidades externas dos dedos – ou moles – devido ao calor e humidade, ocorrendo entre os dedos – sendo que ambos podem ser dolorosos.
Já os calos são áreas normalmente arredondadas com tonalidade amarelada que se podem formam na parte de baixo do dedo grande ou no calcanhar ou ainda na parte superior e exterior dos dedos. Não causam dor, mas sim uma sensação de ardor.

pessoa a esfoliar um calo no calcanhar
 

Como tratar?
 

Podemos proteger os calos e calosidades com dispositivos de gel ou latex apropriados para evitar a dor e incómodo. Podem também ser removidos, recorrendo a produtos que contenham ácido salicílico ou à raspagem por limas após o banho, devendo aconselhar-se com o seu farmacêutico sobre a utilização adequada destes métodos.
A prevenção é bastante importante pelo que devemos escolher sapatos cómodos e que não provoquem demasiada pressão sobre os dedos.
 
  • Secura e gretas
     

A desidratação dos pés, provocada muitas vezes devido à temperatura mais elevada no Verão, leva a que a pele fique seca, áspera e gretada. As fissuras surgem porque a pele seca torna-se menos elástica, pelo que “quebra” quando colocamos o peso do corpo sobre o calcanhar e obrigamos a pele a esticar.

pessoa a por creme para hidratar o pé
 

Como tratar?


Devem ser utilizados cremes esfoliantes e hidratantes. Os primeiros têm a função de eliminar as células mortas e, por isso, tornar a pele mais suave. Por sua vez, os cremes hidratantes ajudam a restabelecer a hidratação saudável da pele dos pés, estes podem ser à base de ureia, aloé vera ou queratina, por exemplo.
 
  • Bolhas
     

A fricção de uma determinada zona do pé contra o sapato de forma intensa e continuada origina uma bolsa de líquido entre a camada mais superficial da pele e os tecidos subjacentes, o que chamamos de bolha.

pé inflamado e com muitas bolhas grandes
 

Como tratar?
 

O tratamento das bolhas passa pela colocação de pensos hidrocolóides adequados ao local da bolha que aliviam a dor enquanto proporcionam as condições necessárias para a regeneração da pele.
 

  • Verrugas
     

As verrugas são causadas por um vírus que podemos apanhar em piscinas ou balneários públicos, por exemplo. Surgem com uma pequena área em que a pele fica mais ou menos áspera, conforme o local, e pode apresentar um pequeno ponto negro no centro. Normalmente são dolorosas à pressão sobre o local.

Pé com verruga na planta do pé
 

Como tratar?
 

As verrugas podem ser tratadas em casa com recurso a produtos que podem ser adquiridos na sua farmácia. É também importante apostar na prevenção, evitando andar descalço em locais públicos e tentar neutralizar a humidade dos pés, fator que potencia o desenvolvimento de vírus.
 
Listam-se alguns cuidados essenciais a ter durante o ano para evitar que os seus pés se tornem uma dor de cabeça:

  • Observar os pés com regularidade, prestando atenção a alterações de cor ou volume de determinadas zonas;

  • Procurar calçado confortável, que não aperte especialmente na zona dos dedos;

  • Lave e seque cuidadosamente os pés todos os dias;

  • Hidratar e esfoliar regularmente os pés;

  • Use desodorizante/antitranspirante se tiver transpiração excessiva e mau odor.

    Na Farmácia Sacoor pode usufruir do serviço de podologia e esclarecer todas as suas dúvidas.