Menopausa, como lidar

A menopausa é uma etapa natural na vida da mulher que pode e deve ser vivida com tranquilidade, todo o
bem-estar e qualidade de vida.
 

O que é a menopausa?


A menopausa é o momento, na vida da mulher, em que esta deixa de menstruar. Os ovários param de produzir hormonas, o que leva a um novo equilíbrio hormonal que se reflete em todo o organismo, com sintomas físicos e psicológicos associados. Os sintomas não são iguais para todas as mulheres, nem na intensidade do desconforto que causam, nem na duração. Podem aparecer algum tempo antes da última menstruação e durar até vários meses ou anos depois.
 

Quais os sintomas e como controlar?


Os sinais e sintomas da menopausa podem ser atenuados para um dia a dia com mais bem-estar. São estes: 
- Irregularidades no ciclo menstrual: registe as datas, ajuda-a a perceber em que fase se encontra;
- Afrontamentos e suores: diminua a ingestão de café, álcool, e comida condimentada, use roupa leve e fresca (preferência de algodão); beba muita água;
- Mudanças de humor, depressão e ansiedade: a prática de, pelo menos, 30 minutos de atividade física diária, ajuda ao seu bem-estar e a controlar o peso;
- Perturbações do sono: procure repousar – faça um horário de sono regular, evite refeições pesadas à noite, ajuste os níveis de luminosidade, ruido e temperatura no quarto; evite o consumo de álcool, cafeína e nicotina;
- Secura vaginal: prefira produtos de higiene íntima adequados a esta fase e use lubrificantes quando necessário;
- Incontinência urinária: exercite os músculos vaginais contraindo-os e relaxando-os; existem produtos indicados para um maior conforto em caso de perda de urina.
 

Alguns riscos adicionais


Risco cardiovascular: aumenta na menopausa, devido a problemas relacionados com a idade, como alterações dos níveis de colesterol, aumento de peso, hipertensão e diabetes.
Osteoporose: como consequência da diminuição dos níveis de estrogénio na menopausa, ocorre perda de massa óssea (osteoporose) que resulta no enfraquecimento dos ossos, aumentando o risco de fratura.
 

Que cuidados adotar?


Fazer uma alimentação equilibrada reforçada com cereais integrais, frutas, legumes e leguminosas, praticar atividade física regularmente e não fumar são medidas a adotar.
É ainda importante fazer check-ups regulares para despiste de situações como diabetes, hipertensão, alterações na tiroide, para controlo do colesterol e triglicéridos e efetuar, uma vigilância ginecológica e mamária.
E acima de tudo mantenha-se mentalmente ativa.