Dr.ª Carla Silveiro: A Farmácia e os animais, duas grandes paixões

Estivemos à conversa com a Dr.ª Carla Silveiro, Diretora Técnica da Farmácia Sacoor do Forum Oeiras.
 
Sabemos que gosta de animais e tem vários. Qual o papel da Farmácia no apoio a donos de animais domésticos?

A Farmácia Sacoor tem um posicionamento enquanto Farmácia da família e os animais fazem parte da família, quer pelo seu próprio bem estar, quer pela saúde da família e Saúde Pública. Portanto, a Farmácia permite aos donos ter os medicamentos/acessórios necessários para manter os animais saudáveis, assim como prestar-lhe o aconselhamento necessário.

Em que medida a sua experiência e gosto pessoal pela área de veterinária são uma mais valia para os utentes? Gostaria de partilhar connosco algumas situações engraçadas ou interessantes?

Penso que são uma mais valia, uma vez que desde sempre estive ligada a causas animais, mais especificamente animais de rua, para além de a nossa formação académica complementar esse conhecimento prático. Quando estamos em campo, na rua, sem recursos e conseguimos resolver problemas com esses animais, inesperadamente acabamos por adquirir mais prática, o que utilizo, sem dúvida, no aconselhamento na Farmácia.
Antes de vir para o grupo Sacoor, trabalhei em Paco de Arcos numa Farmácia que estava inserida num bairro social, portanto o pedido de ajuda e aconselhamento neste âmbito eram constantes, pelos fracos recursos económicos e acesso ao veterinário e, então, tínhamos junto da farmácia um armazém onde fazia tratamentos a animais. Eu aplicava injectaveis a título voluntário, sem qualquer custo e era conhecida como a "Farmacêutica veterinária".
 
Por que decidiu ser Farmacêutica? O que é que a motiva diariamente?
 
Toda a minha vida pensei que iria ser Veterinária mas, por influência de amigos com familiares Farmacêuticos e a minha ligação aos animais, achei por bem seguir Farmácia e foi a minha melhor decisão, uma vez que me sinto na “minha praia” em Farmácia comunitária.
O contacto com o utente e prestar serviço de aconselhamento, cuidar das famílias, vender Saúde e ter o feedback da diferenca que isso faz na vida das pessoas, traz-me uma grande motivação e um reforço positivo nesta profissão.

Quais considera os principais desafios impostos pela pandemia?

A Farmácia com porta aberta ao público, nesta fase de pandemia, é um grande apoio, quer em termos de aconselhamento para a Saúde mas, principalmente, como apoio psicológico para as famílias. É uma fase muito difícil mas houve uma grande aprendizagem e adaptação de todas as equipas.