O que é a doença de Parkinson?

O que é a doença de Parkinson?


É uma doença degenerativa e progressiva do sistema nervoso central, caracterizada por tremores, rigidez dos
membros e lentidão dos movimentos.
 

Como surge a doença de Parkinson?


A doença de Parkinson não se inicia de forma igual em todos os doentes. Em muitos casos, a manifestação inicial é um tremor, normalmente restringido a uma única mão (assimétrico). A par disso, pode verificar-se uma maior lentidão ao realizar as tarefas diárias e, ao andar, os braços podem não balancear da mesma forma, ou pode haver uma perna que se arrasta um pouco.
Existem vários tipos de sinais de alerta:
- Sinais e sintomas motores: tremor de repouso, que ocorre sem se realizar qualquer movimento (inicialmente nos membros superiores), lentidão dos movimentos, aumento da rigidez muscular e dificuldade em manter o equilíbrio;
- Sinais e sintomas não motores: depressão, alterações do sono (insónia), dificuldade ao urinar, prisão de ventre, demência entre outros.

mão de homem a segurar a outra mão com copo de agua para evitar tremer devido a doença de Parkinson
 

O que causa a doença de Parkinson?


Embora não se conheça a causa exata, sabe-se que as manifestações surgem devido a uma diminuição dos níveis cerebrais de uma substância química, a dopamina (importante no controlo dos nossos movimentos). Esta diminuição ocorre porque os neurónios que a produzem morrem. Estima-se que, quando 60 a 80% dos neurónios produtores de dopamina tenham morrido, começam a surgir os primeiros sintomas motores. Estes são caracterizados, na maioria dos casos, por tremores involuntários localizados geralmente nos membros superiores como, por exemplo, nas mãos.
Como a dopamina está também associada ao processamento de informação, o seu défice pode ser também responsável por problemas de memória e raciocínio.
Fatores ambientais e genéticos têm sido apontados como possíveis fatores de risco. Mas, o principal fator de risco é a idade, ou seja, a probabilidade de desenvolver a doença aumenta com o envelhecimento.
 

Como tratar a doença de Parkinson?


Ainda não existe cura, mas os sintomas podem ser controlados através da toma de certos medicamentos. Ainda assim, quer a resposta à medicação, quer as complicações motoras, variam de doente para doente, por isso, a evolução natural da doença deve ser sempre acompanhada por profissionais de saúde especializados.
 

Cuidar de um doente com Parkinson


A doença de Parkinson muda a vida não só dos doentes, mas também dos seus familiares mais próximos. Com a evolução da doença, quem tem Parkinson acaba por precisar de ajuda para realizar atividades diárias banais, como comer, tomar banho ou vestir-se… o que lhes pode causar frustração e ansiedade. A compreensão e ajuda são, por isso, fundamentais.
Se tem Parkinson ou cuida de alguém com esta doença, conte com o apoio do seu Farmacêutico.