O que são frieiras?

As frieiras são uma reacção da pele ao frio e às variações de temperatura. Incomodam, mas podem ser aliviadas com alguns cuidados.
 

Como surgem as frieiras?


Em pessoas mais susceptíveis, a exposição ao frio faz com que os vasos sanguíneos da pele exposta se contraiam demasiado, dificultando a circulação do sangue nas extremidades do corpo.
Quando seguida de exposição ao calor, ocorre um aumento brusco da quantidade de sangue que chega às extremidades, não acompanhado pela necessária dilatação dos vasos sanguíneos o que resulta numa saída de sangue dos vasos para a pele. Como resultado, produz-se uma reacção inflamatória: a frieira.
 

Quais são os sintomas de frieiras?


É a reacção de inflamação da pele que é responsável pelos sintomas das frieiras:
- Comichão ou sensação de queimadura;
- Dor;
- Inchaço;
- Cor que pode ir do vermelho ao azul-escuro e quando pressionada, a pele apresenta manchas brancas;
- Feridas (nos casos mais graves).
As extremidades (mãos, pés, nariz e orelhas) são as zonas do corpo mais afectadas: são as mais expostas ao frio e as que mais procuramos aquecer para restabelecer a temperatura e o conforto.
 

Como tratar as frieiras?


As frieiras são mais comuns entre os idosos e as mulheres, quando existem alterações da circulação e história familiar. Pessoas que trabalham ao ar livre também são mais vulneráveis.
As frieiras incomodam, mas geralmente não são graves. Na Farmácia encontra os melhores conselhos, bem como produtos que ajudam a aliviar a dor e a comichão, ao mesmo tempo que mantêm a pele hidratada e protegida.
Apesar de na maior parte dos casos serem passageiras, há o risco de persistirem durante toda a época fria e de abrirem feridas que podem infectar. É importante por isso ter os necessários cuidados. Só assim as frieiras tendem a desaparecer, normalmente ao fim de duas semanas.
 

Como prevenir?


No tempo frio, deve pôr em prática algumas medidas simples que permitem prevenir o aparecimento de frieiras ou seu agravamento: proteja as zonas do corpo mais expostas, use luvas, meias de lã, calçado quente e confortável, gorros e um cachecol para proteger o rosto
Evite mudanças súbitas de temperatura, ao entrar num espaço aquecido, retire os abafos e deixe a pele habituar-se ao ambiente.
Não se exponha a fontes de calor intenso, como aquecedores, lareiras e água quente, porque agravam os sintomas.