Dr.ª Sara Duarte, uma história vencedora

Quem é a Dr.ª Sara Duarte?

 
Eu nasci com paralisia cerebral, 72% de incapacidade, devido a um nó no cordão umbilical, que impediu a passagem de oxigénio para o cérebro, daí a minha deficiência. Cresci sempre junto a crianças ditas “normais” porque a minha mãe sempre fez questão de me colocar em escolas que fizessem integração, e deve-se muito a isso, eu estar aqui hoje. Fiz a escolaridade normal, terminei o secundário e entrei para a Faculdade de Farmácia sem nenhuma restrição e consegui terminar o curso. Demorei um bocadinho mais, devido à minha prática de desporto de alta competição mas, de resto, foi sempre tudo como deve ser.
 

Por que seguiu esta área?

 
Porque gostava muito da área de ciências, de químicas, de biologias, e achei que era uma boa área em que eu poderia exercer a minha profissão sem muitas barreiras.
 

Além de Farmacêutica, é também uma grande atleta. Quais foram as suas maiores conquistas?

 
Em 2008 consegui ir aos Jogos Paraolímpicos de Pequim e tive o meu grande prémio, que foi o 5.º lugar, em que na história de Portugal, nunca ninguém tinha conseguido alcançar esse marco e foi maravilhoso... No ano a seguir, no Campeonato da Europa, fiquei em 3.º lugar e foi também óptimo para o país. Em 2012, consegui repetir a ida a mais uns Jogos Paralimpicos, em Londres, mas a classificação não foi tão boa como em Pequim.
 

E como é trabalhar no grupo Sacoor?

 
É muito bom. Fui super bem recebida, integrada, nunca senti nenhuma diferença, nunca me fizeram sentir ser uma pessoa diferente, e tenho conseguido mostrar que sou capaz de fazer tudo o que as minhas colegas fazem. Melhor ainda é porque foi me dada uma oportunidade de exercer a profissão que escolhi e de que gosto tanto. Muitas vezes tenho feedbacks tão bons dos nossos utentes, que só reforçam que este é o caminho certo!