Está a planear uma caminhada? Estes 5 conselhos são para si!

Este Verão preocupamo-nos mais em realizar atividades ao ar livre e em que a distância social possa ser mantida sem descurarmos das relações interpessoais. Uma caminhada pela serra ou pelo campo reúne todas as condições necessárias e, por isso, pode ser considerado o programa ideal. Mas sabemos como planear esta atividade? Todos os cuidados necessários para usufruir com saúde deste plano? Leia os 5 conselhos que se seguem!
 

1. Planear o percurso

É importante escolher antecipadamente o percurso e a companhia! De preferência escolher um percurso já predefinido e avaliá-lo em termos de duração e dificuldade para que se adeque às capacidades de todos os participantes.

 

2. "Vestir" bem os pés
 

O calçado é um dos pontos mais importantes na preparação de uma caminhada. Deve ter-se sempre em atenção a capacidade de amortecimento dos sapatos, assim como escolher uma sola que adira bem ao terreno para evitar quedas. Para algumas pessoas, trocar os sapatos por botas de caminhada pode ser vantajoso na prevenção de entorses, no entanto deve ter-se em atenção se estas levam a transpiração excessiva que possa potenciar a formação de bolhas. Assim, além do calçado adequado, devemos também utilizar meias de algodão e um antitranspirante nos pés para os manter sempre secos.

 

3. Não sobrecarregar mochilas


Se necessita de levar uma mochila, deve ter em atenção que esta não deve ter um peso superior a 25-30% do peso do seu corpo. Sobrecarregar a mochila terá impacto negativo no risco de lesões nas articulações e/ou na coluna. Leve só o essencial e escolha opções “ultra light”.

 

4. Usar um bastão
 

O uso de um bastão durante uma caminhada pode ter várias vantagens:

  • Diminui a força exercida nas articulações de carga;

  • Melhora o equilíbrio;

  • Permite que os membros superiores também sejam exercitados, levando a uma sensação de menor esforço geral;

  • Pode proteger os músculos do risco de lesão, principalmente nas descidas (em que a contração com alongamento do músculo é mais intensa).

 

5. Escolher a roupa e alimentação adequadas

 

De acordo com a duração da caminhada e as condições meteorológicas, devemos adequar o vestuário, assim como o consumo de água e alimentos. Estar bem alimentado e manter-se hidratado durante o percurso é fundamental para terminá-lo com sucesso e sem imprevistos.

Bons passeios!