4 passos para manter os insetos à distância este Verão

Que os insetos picam todos o sabemos. A maioria das picadas causam incómodo, mas algumas são venenosas e outras podem transmitir doenças graves. Quando o ar livre apetece, há que adotar alguns cuidados para manter o risco à distância.
 

Há picadas e picadas…

 
Mesmo quando não se dá pela picada, ocorre uma reação na pele, quase sempre localizada: a saliva deixada pelo inseto provoca uma inflamação da pele acompanhada de inchaço, vermelhidão, comichão e, por vezes, dor.
Algumas pessoas podem desenvolver uma reação alérgica, que tanto pode ser só local (com inchaço no local da picada) como estender-se a outras partes do corpo, podendo surgir em alguns casos, pressão no peito, náuseas, vómitos e dores abdominais.
Embora rara, uma reação alérgica extrema, pode originar choque anafilático (reação alérgica grave). Os sintomas desta reação podem incluir manchas vermelhas com dor e comichão, inchaço da língua e garganta, dificuldade em engolir e respirar, tonturas, náuseas, dores abdominais e descida rápida da pressão arterial que pode levar à perda de consciência.
O caso é igualmente grave se houver uma reação tóxica, o que acontece quando há múltiplas picadas de insetos (mosquitos, abelhas, etc.). A quantidade de veneno injetado pode ser fatal, produzindo sintomas de envenenamento (dor de cabeça, febre, sonolência ou contrações musculares).
Nestas situações mais graves deve-se recorrer aos serviços de urgência hospitalar.
 

Insetos à distância

 
A maioria das picadas de insetos resolve-se fácil e rapidamente, não sendo necessário qualquer tipo de tratamento. No entanto, como pode existir risco de envenenamento ou de transmissão de doenças, como a malária ou a febre-amarela, principalmente em regiões endémicas, é essencial apostar na prevenção. Assim:
- Evite sair ao amanhecer e ao entardecer em locais com muita vegetação ou próximos de rios, lagos e barragens;
- Evite roupas muito coloridas, escuras e justas: prefira peças mais largas e claras que cubram braços e pernas;
- Não use cosméticos ou perfumes com cheiros intensos e mantenha os alimentos e as bebidas tapadas;
- Aplique um repelente de insetos.
Os repelentes, embora não matem os insetos, evitam a sua aproximação. Oferecem proteção por algumas horas e são eficazes contra uma grande variedade de insetos e ambientes. Existem nas farmácias atualmente, vários repelentes com diferentes formas de aplicação, entre elas em formato pulseira, em roll-on, em gel ou spray.
Por segurança, respeite as instruções de aplicação:
• aplique na pele ou na roupa apenas consoante o tipo de repelente;
• não coloque sobre pele irritada/ferida, evite o contacto com olhos e boca e lave bem as mãos após cada aplicação;
• existem repelentes próprios para crianças, devendo ser aplicados por um adulto.
 
perna com picada de inseto a sangrar

Depois da picada

 
Nem sempre é possível evitar uma picada de inseto, mas pode aliviar os sintomas com alguns cuidados simples e, se necessário, com recurso a medicamentos:
- Lave o local da picada com água e sabão, para evitar infeções e evite coçar as picadas;
- Se a picada for de abelha, retire o ferrão com uma pinça sem apertar o saco do veneno para não o libertar;
- Aplique gelo ou compressas frias para aliviar a dor e a comichão e se necessário, aplique uma loção calmante sobre a pele;
- Aplique compressas com vinagre ou sumo de limão, no caso de uma picada de vespa, ou com uma solução de bicarbonato se foi uma abelha que picou.
O tratamento pode ainda requerer a toma ou aplicação local de um analgésico ou de um antialérgico. Em certos casos, a aplicação de um corticoide, prescrito pelo médico, também pode ser necessária para reduzir a reação inflamatória.