Já sabe tudo sobre a higiene do seu bebé?

O regresso a casa com um bebé nos braços é um momento único, que implica a adoção de cuidados diários para o bem-estar do seu bebé.
 

Uma pele especial

 
O seu bebé merece os melhores cuidados, essenciais ao seu bem-estar e saúde. E assim deve ser também no que toca à higiene.
A pele do bebé é imatura e sensível, com uma camada protetora muito fina e frágil, logo insuficiente para proteger o bebé das agressões externas.
Por tudo isto a pele do bebé seca e greta com muita facilidade, tendo ainda tendência para o aparecimento de pequenas borbulhas e manchas avermelhadas. E com tantas fragilidades, necessita de cuidados para cumprir da melhor forma o seu papel de defesa.
Todos os produtos utilizados na higiene do bebé devem ser apropriados, sem álcool e sem sabão, de modo a prevenir alergias, sob pena de agredirem uma pele que é, afinal, delicada.
 

Quais os cuidados a ter na higiene do bebé?

 
Banho:
A temperatura da água do banho deve estar a 36-37ºC, de modo a que o bebé se sinta confortável. Opte por uma solução de lavagem que se misture na água, adequada tanto para o corpo e cabelo ou então, por um produto de aplicação direta na pele. No final, não se esqueça de enxaguar adequadamente para não ficarem resíduos de produto na pele.
 
Cabelo:
A crosta láctea (pequenas placas amareladas e oleosas de células mortas que se acumulam no couro cabeludo), deve ser amaciada com óleo (de amêndoas doces ou aveia) ou com produtos específicos. Uma vez seco o cabelo, penteia-se com uma escova macia, para não magoar o couro cabeludo.
 
Cordão umbilical:
Durante o banho lave o cordão umbilical com água e sabão neutro. Depois limpe com uma compressa de gaze esterilizada de utilização única. Evite a limpeza com antissépticos, como o álcool, pois estes atrasam a sua cicatrização.
 
Zona da fralda:
Limpa-se a cada muda, com uma compressa com água morna ou com toalhetes apropriados (sem álcool, perfume ou outras substâncias irritantes), e aplica-se um creme protetor para prevenir a “assadura” (dermatite da fralda), mas apenas quando há assadura ou o bebé tiver feito cocó. Há fraldas próprias para recém-nascidos, com um recorte que não tapa o cordão umbilical.
 
Corpo:
Depois do banho, é importante hidratar a pele do bebé para ajudar a repor a camada protetora. Aplica-se por isso, em gestos suaves, um leite ou óleo corporal. Perfumes e colónias: é preferível aplicar na roupa e não na pele do bebé.

mae a trocar a fralda ao seu bebé, com acessorios de higiene e um brinquedo ao lado
 
Cuidados delicados
 
Olhos:
Limpam-se com uma gaze estéril embebida em soro fisiológico em unidose (uma gaze para cada olho), no sentido nariz-orelha, de modo a desentupir o canal lacrimal e prevenir conjuntivites.
 
Ouvidos:
Para eliminar água que possa ter entrado durante o banho, limpa-se apenas a parte externa do pavilhão auditivo com uma compressa, nunca com cotonetes.
 
Nariz:
Deve usar-se soro fisiológico para limpar e hidratar a mucosa do nariz. Se houver secreções visíveis, podem remover-se com a ponta de um lenço de papel limpo em movimentos circulares, lentos e suaves.
 
Unhas:
Para evitar que o bebé se arranhe, devem ser cortadas com uma tesoura apropriada de pontas arredondadas e limadas.