Joana Fonseca e a sua experiência no grupo Sacoor

Na entrevista de hoje, falámos com Joana Fonseca, Técnica Auxiliar de Farmácia, neste momento na Farmácia Sacoor da Aldeia de Juzo.

Por que decidiu seguir esta profissão?

Sempre quis trabalhar na área da saúde e foi a Farmácia Sacoor, mais concretamente a Drª Parveez, que me deu essa oportunidade.
Os meus estudos foram sempre na área da saúde, genética e microbiologia e agora, trabalhando em Farmácia, consigo estar mais próxima do utente e da comunidade.
Sempre quis que o meu trabalho tivesse um impacto significativo na vida e saúde das pessoas e sinto-me realizada sabendo que posso fazer a diferença.
Trabalhamos com muitos utentes idosos e cabe-nos a nós, ao balcão, aquando da dispensa dos medicamentos, fazermos um acompanhamento mais pormenorizado e focado. Sinto que o utente tem essa necessidade e sinto-me de consciência tranquila em poder ajudar.
 
O que mais a motiva no seu dia a dia?

Ajudar os colegas e utentes com o máximo rigor, ética e profissionalismo possíveis, promovendo um bom ambiente e o bem-estar de todos.
Tenho uma visão global do funcionamento da Farmácia, que fui adquirindo ao longo dos últimos 8 anos e, portanto, sinto-me apta para auxiliar todos os meus colegas, principalmente os recém chegados. Gosto de pensar que sou a colega que gostaria que tivessem sido comigo, quando comecei o meu percurso profissional.

Quais os principais desafios impostos pela pandemia?

O que senti foi que, nestes últimos tempos de incerteza, foi difícil manter o rigor nas informações e conselhos prestados ao utente, já que estas eram muito voláteis e estavam sempre em constante actualização.
Transmitir calma, segurança e confiança e tentar “atender” a todas as necessidades e expectativas dos utentes nem sempre foi fácil, tal como tentar conjugar as tarefas básicas do dia a dia da Farmácia com a área Covid também foi complicado, principalmente no final do ano passado com o grande volume de testes rápidos de antigénio que fizemos.
 De qualquer forma, senti sempre grande apoio por parte da gestão da Farmácia.
 
Como é trabalhar no grupo Sacoor?

É trabalhar numa empresa que valoriza a opinião e o bem estar dos seus colaboradores e se envolve activamente na promoção da saúde na comunidade. É ter um bom ambiente de trabalho, ter rigor e profissionalismo no que fazemos e um grande sentido de responsabilidade. Temos procedimentos bem implementados na área da qualidade, somos um grupo de farmácias certificadas e isso revela-se na segurança que temos ao servir o utente.
É trabalhar no melhor grupo do mundo!